CEFET-MG Divinópolis é campeão da Olimpíada Brasileira de Robótica

Postado em 19/09/2019 18:07

Três alunos do CEFET-MG campus Divinópolis estão entre os campeões da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade teórica. Bruno Campos, Eduardo Amaral e João Vitor Machado, todos do Curso Técnico em Informática, receberam medalhas de ouro em nível nacional por seus desempenhos na segunda fase da OBR.

As provas teóricas abordam problemas de robótica que podem ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens. Nessa modalidade, os participantes respondem questões preparadas pela Comissão de Elaboração de Provas, formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país. Os melhores alunos recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além da medalha de mérito, conforme seu desempenho em nível nacional.

Segundo o professor Tiago Alves, do Departamento de Informática, Gestão e Design, que orientou as atividades da OBR no campus Divinópolis, o planejamento de estudo para essa prova envolve os mais diversos assuntos nas diversas áreas de atuações. “São conhecimentos que exigem integração e que muitas vezes não são vistos pelos alunos, exigindo, dessa forma, muita dedicação”, afirma Tiago.

Os alunos com os melhores desempenhos foram classificados para um curso prático em nível nacional, que será realizado em Rio Grande (RS), de 22 a 26 de outubro. Apesar do bom desempenho, os alunos do CEFET-MG não foram classificados para o curso por não terem se inscrito na modalidade prática.

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica, destinada a estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, busca estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

 

FONTE: Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!