fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Procon dá recomendações na hora de ir às compras

Procon dá recomendações na hora de ir às compras

Image
procon-divinopolis

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) fornece recomendações de como pesquisar e antecipar compras no feriado nacional do Dia dos Finados. Aos cidadãos que desejam consumir flores e velas durante essa data o Procon adverte que o consumidor deve compreender que existem variações entre os diversos tipos de flores e também entre os estabelecimentos. Deve-se ficar atento na hora da compra, e considerar que há flores nacionais e importadas. Além do modo que podem ser vendido: em maços, arranjos especiais, vasos, com ou sem embalagem, em buquês ou vendidas por unidade.

Já as velas podem apresentar grandes diferenças nas embalagens, formas e marcas e cada um desses fatores tem influência no preço final.

A pesquisa de preços é indicada para as todos os produtos, mas para esse dia especial a recomendação é não deixar para sair às compras no dia 02 de novembro, onde a procura é maior, favorecendo o aumento oportunista, que pode dobrar o valor final do produto.

Nesse cenário, a compra realizada um ou dois dias antes, pode resultar em uma redução significativa no bolso do consumidor. O consumidor deve avaliar com cautela, a oferta de outros produtos e serviços durante o feriado. Planos de assistência funerária, por exemplo, não devem ser contratados no impulso da data ou de imediato. Neste caso também deve haver pesquisa de preço, oferta de serviços e necessidade da contratação.

A Prefeitura de Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança, e ao mesmo tempo cumprirem com as normas sanitárias estabelecidas pelos Decretos Municipais na hora das compras.