fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Em Divinópolis auxílio funeral teve um crescimento de 112%

Em Divinópolis auxílio funeral teve um crescimento de 112%

Image
Foto Ilustrativa

Os pedidos de Auxílio Funeral concedidos pela Prefeitura de Divinópolis registraram forte alta no primeiro quadrimestre de 2021. Dados da Coordenadoria de Programa de Renda e Benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), apontaram acréscimo de 112% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

A pandemia da Covid-19 teve impacto nas solicitações dos auxílios concedidos pelo município. Neste ano foram solicitados e aprovados 123 auxílios de janeiro a abril. Já no mesmo período do ano passado, foram atendidos 58 benefícios, ou seja, crescimento de 112%.  

Somente em abril desde ano, foram 68 benefícios. Um volume bem inferior a março quando 11 solicitaram. Em fevereiro foram 31 e, em janeiro, outros 13. “Foi um mês com muitos pedidos devido a Covid-19. Tivemos uma família que solicitou quatro Auxílio Funeral neste período. O número também foi grande porque vários funcionários tiveram que tirar férias em março para evitar a aglomeração no setor e os pedidos ficaram acumulados para abril”, explicou a Coordenadora de Programas de Transferência de renda e Benefícios responsável pelo Setor do Cadastro Único/Bolsa Família, Sirleia Moreira Tavares.

O Auxilio Funeral é um benefício eventual garantido as famílias com vulnerabilidade socioeconômica residentes em Divinópolis. Para receber o auxílio, a renda precisa ser de até um salário mínimo por pessoa que tenham perdido algum membro de sua família. “Ao requerer o Auxilio Funeral, é realizado o atendimento pelas Assistentes Sociais as famílias, que fará a escuta qualificada, estudo socioeconômico e visita domiciliar para comprovação da vulnerabilidade socioeconômica e das informações prestadas pelo requerente”, destacou.

Após a morte, a família tem um prazo de até 30 dias para solicitar o benefício junto a Semas no Setor do Cadastro Único/Bolsa Família no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) que está localizado na avenida Getúlio Vargas nº 121. 

Após a documentação exigida para receber o benefício, é emitido um relatório para o Serviço do Luto com o atendimento das famílias que tiveram seus requerimentos deferidos total, em partes ou não deferidos para o Serviço Municipal do Luto. Outras informações pelos telefones (37) 3229-9780, 3229-9782 ou ainda pelo 99150-0018.