fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Criminosos aplicam golpes na internet com o programa “Desenrola Brasil”; saiba como evitar

Criminosos aplicam golpes na internet com o programa “Desenrola Brasil”; saiba como evitar

Image

A primeira fase do programa “Desenrola Brasil”, organizado pelo Governo Federal para renegociação de dívidas para milhões de pessoas, iniciou nesta segunda-feira (17) e já tem seu nome utilizado para golpistas que se aproveitam de pessoas interessadas em pagar suas contas atrasadas.

O Governo Federal informa que o programa está beneficiando apenas pessoas com dívidas abaixo de 100 reais na primeira fase. A faixa 1, com pessoas com débitos de até R$ 5 mil só começa em setembro. Porém, várias páginas criadas por estelionatários no Facebook tentam atrair pessoas com o intuito de pagar dívidas de qualquer valor.

Segundo apuração da Agência Lupa, golpistas pagaram até R$ 5 mil à empresa Meta, dona do Facebook, para veicular conteúdo fraudulento.

Os links levam para sites que se passam pelo Governo ou Serasa, mas que contém vírus ou que podem coletar dados importantes do usuário, como cartões de crédito, contas bancárias ou chaves PIX.

Criminosos aplicam golpes usando o programa "Desenrola Brasil" na internet; saiba como evitar
Print de uma página falsa com uma publicação paga ao Facebook.

Como evitar e denunciar golpes?

O Governo Federal alerta que o cidadão deverá acessar os sites e aplicativos oficiais de bancos e cartões de crédito que oferecerão o serviço. Os bancos que participam do Desenrola Brasil têm canais próprios para as pessoas interessadas em quitar dívidas adquiridas entre 2019 e 2022. Neste caso, o endividado que deve procurá-los para negociar, e não o contrário. 

Além disso, as pessoas devem ficar atentas aos certificados de segurança e só deve dar informações pessoais como endereço, CPF e dados de cartão de crédito quando tiver certeza que a empresa existe e que o site é seguro.

A Meta, dona do Facebook, alega que os próprios usuários podem denunciar as postagens falsas na plataforma e selecionar a opção “golpe ou fraude”. Os crimes de estelionatário na internet também podem ser denunciados na Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua casa, ou utilizando o Sistema de Delegacia Virtual em Minas através do site:

https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/