fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Comércio de Divinópolis quer funcionar em 1º de Maio

Comércio de Divinópolis quer funcionar em 1º de Maio

Image
comercio roupa confecção

A CDL Divinópolis solicitou ontem (26/04), ao Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis – Sincomércio a permissão para abertura do comércio de bens e serviços no próximo sábado, feriado de 1º de maio. 

A solicitação visa amenizar a retração econômica em relação aos 41 dias em que o comércio ficou fechado,devido à Onda Roxa do Minas Consciente. Além de atender a segunda maior data do ano no calendário lojista – o Dia das Mães – e desta forma permitir aos empresários recuperar parte das perdas ocasionadas pelo período de fechamento.

Cada categoria profissional tem normas próprias, estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e até em Leis Federais específicas para trabalho no feriado. Para o comércio é necessária autorização constante em Convenção Coletiva que deve ser negociada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis – Sindicomerciários, por força da Lei Federal 10.101/2000.

O Sincomércio se mostrou favorável a permitir que os setores de comércio e de serviços funcionem plenamente nessa data e encaminhou ao Sindicomerciários uma solicitação de Acordo Coletivo.

O presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas, avalia que a autorização para o funcionamento será positiva, devido ao grande período em que o comércio permaneceu fechado. “Historicamente, sábado é o melhor dia de vendas para o comércio e o trabalho neste feriado será importante para reduzir as perdas acumuladas após os 41 dias de portas fechadas, o que dificultou a situação de várias empresas”, pontua.

Para Heider, o funcionamento nesse dia, contribuirá com o faturamento das empresas e com a manutenção dos empregos em nossa cidade. “As empresas acumularam banco de horas negativas, tudo para manter os funcionários e tentar seguir com o seu negócio. Apesar de historicamente o comércio não funcionar nessa data, a situação trouxe um novo desafio também para o trabalhador: manter a renda e o emprego durante a pandemia. Os tempos são outros, o momento é delicado para todos”, avalia.

A entidade aguarda retorno dos Sindicatos acerca da solicitação apresentada.