fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Comerciantes da agricultura familiar retornam com feira no Parque de Exposições

Comerciantes da agricultura familiar retornam com feira no Parque de Exposições

Image

Para garantir renda nesse período de isolamento social causado é preciso se reinventar. Até mesmo o mais tradicional comércio, como a feira livre, aderiu às novas práticas para atender o consumidor.

A partir do dia 25 abril (sábado), o comércio do Pequeno Produtor da agricultura familiar voltará a funcionar no parque de exposições, com uma novidade: sistema drive thru. O objetivo é atender às medidas segurança e higiene que possam garantir a saúde dos feirantes e dos visitantes. 

Drive thru é um serviço de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permite ao cliente comprar sem sair do carro. Uma modalidade já conhecida nos grandes centros urbanos, utilizada pelas famosas redes de lanchonetes e agora adotada por diferentes segmentos, inclusive pelos hospitais de campanha para testagem rápida do novo coronavírus.

 

Produtores rurais precisam se cadastrar para participar

Após um mês de suspensão do funcionamento das feiras livres, para evitar aglomeração de pessoas, comerciantes da agricultura familiar em Divinópolis retomarão as atividades no dia 25 de abril.

O novo formato do comércio é um projeto proposto pelo Sebrae Minas, por meio de integrantes do grupo Líder Novo Oeste, que sugeriram à prefeitura de Divinópolis. Pessoas com mais de 60 anos ou doentes crônicos foram orientados a não participarem do evento.

Produtores rurais precisam se cadastrar para participar da feira. “O objetivo é apoiar o pequeno produtor de hortifrúti que trabalham com produtos perecíveis e precisam ser comercializados o mais rápido possível. Os produtores que tiverem interesse em participar deverão preencher, obrigatoriamente, um formulário online com antecedência”, explica o nutricionista Mário Rabelo, que lidera a ação.

De acordo com Mário, os produtos seguem as orientações da Anvisa e vai contribuir para levar um alimento saudável à mesa do divinopolitano, garantindo segurança alimentar e nutricional.

O comércio de lanches para o consumo no local não será permitido.“Como forma de prevenção ao novo coronavírus, na feira não haverá serviço de lanches, apenas hortifrúti, panificação e produtos de origem animal serão comercializados, tudo para evitar aglomeração de pessoas”, acrescenta Rabelo.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Denis Magela, o comércio de agricultura familiar em formato drive thru é uma ação de apoio aos produtores rurais, importantes agentes na economia brasileira, responsáveis por mais de 70% dos produtos que chegam à mesa do brasileiro. “Muitos já estão oferecendo o serviço de delivery. Precisamos auxiliá-los nesse processo de aceleração da comercialização, considerando que são produtos perecíveis e essenciais na mesa de todos”, esclarece Magela.

 

Parceiros

Renomeada como Comércio de Produtos Seguros de Agricultura Familiar – Drive Thru, o evento conta com a organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag). As instituições que apoiam são: Sebrae Minas, Sindicato Rural de Divinópolis, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseans) e Grupo Líder Novo Oeste.
 

Participe!

Comércio de Produtos Seguros de Agricultura Familiar – Drive Thru
Data de início: 
25 de abril (sábado)

Horário: das 7 às 12 horas
Local: Parque de exposições de Divinópolis/MG