fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • CDL tem promessa da prefeitura que não haverá decreto proibindo comércio aberto no dia 08 de dezembro

CDL tem promessa da prefeitura que não haverá decreto proibindo comércio aberto no dia 08 de dezembro

Image
COMERCIO DIVINÓPOLIS

Dia 08 de dezembro é feriado municipal e como em todos os anos, o comércio de Divinópolis pode abrir suas portas para as compras natalinas. Essa permissão de funcionamento foi acordada há mais de 20 anos e celebrada em convenção coletiva, entre os sindicatos dos empregadores e empregados do comércio, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A Convenção Coletiva de Trabalho – CCT em vigor, acordada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste e o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis, traz em sua 32ª Cláusula as condições para o trabalho nos feriados.

Porém, neste ano de 2020, devido a pandemia, a Prefeitura pode restringir o funcionamento do comércio. No entanto, no dia 30 de novembro, as entidades alinharam com o Executivo Municipal, que sinalizou favorável à abertura das lojas. “Como o feriado é em uma terça-feira e o decreto atual não restringe a atividade, a Prefeitura precisaria emitir um decreto proibindo, com aconteceu nos dias 07 de setembro e 12 de outubro. Mas, hoje, temos a promessa que não haverá decreto, a expectativa então é de funcionamento normal, no dia 08 de dezembro”, explicou o Presidente da CDL, Luiz Angelo.