Caixa nega devolução de dinheiro para vítimas de golpe no FGTS
Postado em 26/10/2020 8:48
Clientes da Caixa Econômica Federal que foram vítimas do golpe aplicado em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial enfrentam dificuldades para reaver o dinheiro. A instituição bancária tem rejeitado sistematicamente o ressarcimento aos que contestam a retirada irregular de recursos do FGTS. E não há explicações sobre a decisão no comunicado que formaliza a negativa.
A resposta que a Caixa tem dado individualmente às vítimas é padronizada: “…Informamos que o processo em questão foi finalizado, não indicando ressarcimento ao cliente. (….) Esclarecemos que a conclusão acima decorre da aplicação de critérios técnicos de análise de transações financeiras eletrônicas, que são restritos às áreas de segurança da Caixa e à Polícia Federal, devido ao sigilo desses critérios e para resguardar o sistema bancário”, diz o texto da conclusão de um dos processos a que o Estado de Minas teve acesso.
Carta enviada pela Caixa negando devolução de dinheiro para vítima de golpe de saque no FGTS(foto: Reprodução)
Em outras palavras, a instituição alega que não encontrou irregularidades, que usou critérios técnicos, mas que não pode explicar que critérios são esses porque são sigilosos, e sugere que o cliente faça outra contestação.
O golpe, que foi divulgado com exclusividade pelo EM no fim de setembro, funciona da seguinte forma: os fraudadores se cadastram no aplicativo Caixa Tem – poupança digital da instituição criada para que os trabalhadores movimentem o dinheiro do FGTS – no lugar dos verdadeiros titulares, criando um novo e-mail e utilizando os dados das vítimas. Elas só percebem que foram lesadas ao ver o sistema acusar um cadastro já feito naquele CPF.
Carta enviada pela Caixa negando devolução de dinheiro para vítima de golpe de saque no FGTS
(foto: Reprodução)
Carta enviada pela Caixa negando devolução de dinheiro para vítima de golpe de saque no FGTS(foto: Reprodução)
Foi o que aconteceu com a contadora Stefanie Silva. Ela relata que descobriu a fraude no seuFGTS Emergencial no final de setembro. Ao fazer o cadastro no Caixa Tem, foi informada de que essa ação já tinha sido feita por alguém que colocou e-mail e telefone diferentes dos dela. Os golpistas tiraram os R$ 1.045 no início de setembro, dias depois que a Caixa os disponibilizou na conta, em 31 de agosto.
“Fui na Caixa nesse primeiro atendimento e me perguntaram se era o meu e-mail. Disse que não. Eles falaram que tinha um telefone cadastrado com o DDD 88 (estado do Ceará), sendo que o meu DDD é 31. Até falaram que iriam deixar porque ajudaria na investigação. Não eram os meus dados. O dinheiro foi retirado da conta via pagamento para uma transportadora e um boleto de bancos digitais. Foi um débito de R$ 1 mil e outro de R$ 45”, diz.
Carta enviada pela Caixa negando devolução de dinheiro para vítima de golpe de saque no FGTS
Carta enviada pela Caixa negando devolução de dinheiro para vítima de golpe de saque no FGTS(foto: Reprodução)
A contadora, então, fez uma contestação na Caixa e recebeu como resposta a negativa do banco, com as razões citadas no início da reportagem. Stefanie chegou a fazer um boletim de ocorrência, mas funcionários do banco disseram que isso “não faria diferença”. Há uma outra reclamação aberta por ela em 7 de outubro, com prazo de resposta de 30 dias corridos. Enquanto isso, ela recorreu ao Ministério Público Federal (MPF), que encaminhou o caso à Polícia Federal, que tem 120 dias para apurar os fatos. “Em paralelo, também, abri um processo no Juizado Especial Federal. Quero mesmo só a restituição”, afirma Stefanie.
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