Os bancos digitais têm crescido fortemente no Brasil bem como em outros países, trazendo facilidades e desburocratizando processos.

Assim, para criar um ambiente que incentiva o surgimento de novas soluções e serviços mais competitivos, o Banco Central (BC) iniciou a regulamentação do Open Banking.

Basicamente o Open Banking é um sistema de compartilhamento de informações financeiras em que clientes e instituições poderão encontrar os melhores serviços e taxas.

Segundo o BC, esse sistema deverá começar a operar em 30 de novembro deste ano e, a implementação se estenderá até outubro de 2021. 

Novos Bancos ja nascem digitais

De acordo com Henrique Weber, o Banco Bari é uma instituição que tem uma expressão relativamente forte no Sul do país, especialmente em Santa Catarina e Paraná e, por ser um banco novo, que opera desde 2018, já nasce como um banco digital.

“Além de continuar essa linha de negócios, queremos também atacar outra áreas como conta corrente, mas, não para ser só mais uma, queremos trazer diferenciais. Temos um produto inovador no mercado nacional que é o cartão de crédito para o mercado imobiliário, com até um milhão de reais de limite e com juros abaixo de 1%, uma taxa que o mercado nacional não havia experimentado. Isso vem muito com a ideia do grupo, capitaneada pelo nosso CEO,Rodrigo Pinheiro, de trazer produtos que ajudam na saúde financeira de todos”. disse.

Já segundo David Ruiz, do Paraná Banco a instituição de 40 anos, que começou como banco tradicional, de rede e foi responsável por criar o empréstimo consignad também precisa estar atento aos novos rumos da economia digital.

 “Criamos uma série de produtos para pessoa física e jurídica dentro dessa jornada mas, há três anos, tomamos a decisão de focar apenas em empréstimo consignado. Hoje o Paraná é um banco monoproduto. Há três anos atrás, começamos nossa transformação digital e, diferente de outros bancos que estão indo para uma linha de conta digital e cartões, estamos trabalhando na linha de criar a melhor experiência no crédito consignado. Foi uma grande transformação não só tecnológica mas, principalmente organizacional, para conseguir refletir no desenvolvimento de um produto digital”. 

Open Banking

David Ruiz afirma que o Banco Paraná enxerga o Open Banking como uma oportunidade.

“É  importante relembrar uma frase do Bill Gates logo quando o internet banking foi lançado. Ele disse ‘as pessoas não precisam de banco mas sim, de serviços financeiros’.

E agora, a ideia do Open Banking é viabilizar um contrato mais explícito para que fintechs, bancos, etc, consigam colocar seus serviços financeiros a disposição para serem consumidos. Isso traz uma mudança de paradigma, de como lidamos principalmente com informação, em épocas de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), da preocupação com privacidade e ao mesmo tempo, podemos criar uma experiência de crédito tão significativa. Como você vai lidar com o Open Banking e com segurança, esse vai ser o desafio dentro da jornada”, explica ele.

Já Henrique Weber explica que as informações que deverão ser disponibilizadas no Open Banking são os produtos que a sua instituição oferece.

“Isso viabiliza, por exemplo, um engine de busca das melhores taxas naquele instante. Por exemplo, se eu cliente quero um empréstimo, eu entro em um gerenciador, engine de busca e instantaneamente eu tenho as taxas mais interessantes, independente se a instituição é maior ou menor. Aqui eu vejo que são dois grandes impactos: o grande ganhador é claro, o cliente. Nós acreditamos que o Open Banking traz benefícios é e uma pauta prioritária dentro do Banco Bari”. 

Economia Digtial, Moeda Digital

A união de sistemas como o Open Banking e o PIX podem resultar na criação de uma moeda digital para o Brasil.

Assim, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o futuro encontro desses programas pode fortalecer a ideia de uma CBDC no país.

Em videoconferência com o Valor Econômico, o executivo falou sobre a expectativa da criação de uma moeda digital impulsionada pelo PIX.

Assim, durante a live, o presidente do BC afirmou que uma moeda digital pode ser apresentada pelo Brasil.

Sem mencionar quando o projeto será apresentado, Campos Neto diz que iniciativas na economia brasileira devem impulsionar o desenvolvimento da moeda digital.

“Tem o open banking, o PIX, e uma moeda mais globalizada, simplificada e conversível. Lá na frente, a ideia é que isso chegue em uma moeda digital, quando todos esses programas se encontrarem.”