fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • AppDivinópolis recebe 88 denúncias de descumprimento do decreto em 10 dias

AppDivinópolis recebe 88 denúncias de descumprimento do decreto em 10 dias

Image

Em busca de combate efetivo à propagação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Divinópolis adotou o cadastro de denúncias através do AppDivinópolis. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do setor de Vigilância Sanitária em parceria com a Diretoria de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, permitiu que cidadãos utilizassem esta ferramenta como um canal de denúncias para comércios e atividades que estejam contrariando os decretos municipais. Em apenas dez dias de funcionamento, o aplicativo já recebeu 88 chamados.

A ferramenta foi disponibilizada no dia 20 de abril. O objetivo primordial é proporcionar o cadastramento de solicitações realizadas em diversas situações, como em finais de semana e fora dos horários de expediente. Desde o primeiro dia de funcionamento, a plataforma recebeu inúmeras denúncias, totalizando 88. Destas, 60 já foram finalizadas e 28 aguardam análise final. A cada nova demanda cadastrada no aplicativo, os fiscais da Vigilância em Saúde vão, inloco, verificar todas as denúncias, por todas as áreas do município.

Os agentes sanitários e fiscais de saúde estão atuando em plantões durante os horários não comerciais e finais de semana, para atender as denúncias recebidas nestes períodos, afirmou a Gerente de Vigilância Sanitária, Lilianne Simone Barros. “A opção de denunciar os descumprimentos aos decretos via AppDivinópolis, possibilita a cobertura maior do comércio, em horário mais amplo e de forma mais ágil. Os servidores recebem as denúncias em campo e, assim, comparecem velozmente ao local para averiguação”, destaca. “As denúncias podem ser feitas em qualquer momento, colaborando na identificação de infrações realizadas em períodos em que estima-se que os agentes não estão fiscalizando”, ressaltou.

Segundo o Diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, Bruno Pereira, esta iniciativa é resultado da coletividade entre as repartições. “A união dos setores é essencial para que consigamos achatar a curva epidêmica por isso trabalhamos com ações coordenadas e conjuntas para alcançar êxito”, ressalta.

Como cadastrar denúncias no AppDivinópolis

Primeiro, você precisa baixar o aplicativo no seu telefone móvel. A ferramenta está disponível gratuitamente na Play Store (para aparelhos Android) ou na App Store (para aparelhos Apple). Assim que instalado, você precisa fazer seu cadastro inicial: basta inserir seu CPF, nome completo e criar uma senha.

No menu principal, há a opção “Abrir Chamados”, onde está uma nova aba denominada “Coronavírus”. Nela, a população poderá relatar os estabelecimentos que contenham irregularidades quanto as deliberações impostas pelo município para conter o avanço do Covid-19. O cidadão deverá preencher todas as opções, inclusive a opção de foto do local. O responsável do setor recolherá as denúncias que serão encaminhadas aos fiscais para averiguação.