AMM e Sebrae promovem curso sobre Compras Públicas Municipais; inscrições gratuitas já estão abertas - Portal MPA

Publicidade

AMM e Sebrae promovem curso sobre Compras Públicas Municipais; inscrições gratuitas já estão abertas

Postado em 21/12/2020 12:41

AMM e Sebrae promovem curso sobre Compras Públicas Municipais; inscrições gratuitas já estão abertas

As compras públicas municipais podem ser um importante estímulo para o desenvolvimento econômico local. Pensando nisso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro do projeto “Desenvolve Minas Gerais”, lançam mais um curso gratuito voltado para o desenvolvimento econômico e a qualificação da administração pública municipal. O curso “Compras Públicas Municipais” acontecerá de forma online, com três turmas disponíveis no mês de janeiro de 2021, nos dias 12 e 13, 20 e 21 e 26 e 27. Clique aqui e inscreva-se.

O conteúdo do curso visa proporcionar conhecimentos técnicos para a implementação dos procedimentos de estímulo aos pequenos negócios nas compras públicas municipais, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e Agricultores Familiares, conforme previsto na Lei Complementar 123/06 e demais legislações aplicáveis.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro pra fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo”.

Ele ressalta ainda que a parceria com o Sebrae no projeto Desenvolve Minas Gerais pode ajudar muito todos os gestores e agentes públicos. “ Juntamente com o Sebrae e o apoio de diversos parceiros, queremos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios”.

Conteúdo

O curso será dividido em três módulos. No módulo I, serão abordados os avanços recentes nas compras governamentais; a importância do desenvolvimento econômico local;  política pública de Compras Governamentais como fator de desenvolvimento econômico local; novo Pregão Eletrônico – Decreto 10.024/2019 e IN 206/2019 – O impacto dos processos eletrônicos associados às transferências voluntárias; impactos da aplicação do Decreto 8.538/2015 no desenvolvimento econômico local; os beneficiários das políticas públicas a favor dos pequenos negócios (MEI, MPE, Agricultores Familiares, Produtores Rurais Pessoas Físicas e Cooperativas); vantagens e alternativas para o município realizar compras locais e territoriais de pequenos negócios; portais eletrônicos: Desafios e Oportunidades.

No módulo II, será dado um destaque para a – aplicação da lei complementar 123/2006 nos processos de contratação; A Lei Complementar 123/2006 como instrumento jurídico de contratação pública; benefícios para os pequenos negócios nas compras públicas; a. Regularidade Fiscal Tardia; desempate em favor das Micro e Pequenas Empresas; c. contratação exclusiva de MPE até 80 mil reais por item; d. Subcontratação de MPE – Como implementar em obras e serviços; aplicação de Cota de 25% exclusiva para MPE; as diferentes formas de aplicar a prioridade de contratação para MPE e casos de não aplicação dos benefícios para as MPE;

O último módulo será dividido em duas partes, uma sobre aquisição de alimentos, abordando: Agricultura Familiar e Licitação Tradicional: Mitos e Verdades; Como comprar mais e melhor da agricultura familiar; • PNAE; • PAA.

A última parte do curso tratará de jurisprudência e procedimentos, com aprendizado sobre decisões recentes do TCE-MG; decisões  recentes de outros Tribunais de Contas Estaduais; mapeamento da demanda de bens e serviços; cadastro de fornecedores. planejamento de compras municipais; planejamento de Compras com foco nos pequenos negócios e importância da divulgação do planejamento de compras.

 Desenvolve Minas Gerais

O projeto faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, realizado em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

A primeira etapa da parceria foi a realização do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. Já aconteceram 12 encontros, com a participação de técnicos da AMM, do Sebrae e de entidades parceiras, que vão vislumbrar as características de cada uma das microrregiões do Estado e analisar aquilo que é mais importante de ser debatido.

A segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais tem como foco a  qualificação das gestões públicas municipais, proporcionando proporcionar conhecimento técnico e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais frente ao encerramento de mandato. O público-alvo dessa etapa do Desenvolve Minas Gerais são os gestores e servidores públicos das mais diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com a temática.  A metodologia de trabalho é focada na exposição da legislação regente, estudo de casos concretos, apresentação de jurisprudência dos Tribunais de Contas e Tribunais Superiores sobre a temática, compartilhamento de experiência entre os participantes.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

7 comments

  1. betflik slot disse:

    Hi! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this page to him. Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

  2. Hey! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to give it a look. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Excellent blog and great design and style.

  3. ufa108s disse:

    Howdy just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same results.

  4. math代写 disse:

    I’m still learning from you, while I’m trying to achieve my goals. I certainly love reading all that is posted on your blog.Keep the aarticles coming. I enjoyed it!

  5. series online disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  6. megaflixtv disse:

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  7. frol pwecerit disse:

    Normally I do not read article on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing style has been amazed me. Thanks, very nice post.

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
%d blogueiros gostam disto: