Publicidade

AMM e Sebrae lançam projeto Desenvolve Minas Gerais

Postado em 14/08/2020 14:44

Durante os próximos dois anos a sociedade, as empresas e as prefeituras vão receber qualificação para fomentar o desenvolvimento econômico, após a retração causada por conta da pandemia da Covid-19. O projeto “Desenvolve Minas Gerais”, da pela Associação Mineira de Municípios (AMM) foi lançado nesta sexta-feira (14), em parceria com o Sebrae e o Governo de Minas. O programa tem apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt).

O lançamento aconteceu em um live com a participação do governador Romeu Zema (Novo), o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz. No início da conversa, Cruz lembrou que somente no primeiro semestre houve uma redução de 75 mil poços de trabalho, representando o pior resultado em 10 anos. “Isso também culminou no crescimento de 6% no encerramento de micro e pequenas empresas”, lamentou.

O programa pretende criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios e deve apoiar os setores na retomada da economia.

Só nos municípios, segundo o presidente da AMM, a queda na arrecadação, somando repasses federais, estaduais e a arrecadação própria, foi em média de 30% por conta da pandemia. Segundo Julvan, a ajuda concedida pelo Governo Federal contribuiu num primeiro momento, mas as cidades precisam se estruturar para não sofrer no futuro. Além da queda na arrecadação, a retração econômica do pequeno comerciante também preocupa. “Nós precisamos fortalecer eles porque o dinheiro circulando na mão deles aquece a economia e reflete diretamente na arrecadação dos municípios”, explicou.

João Cruz lembrou da atuação do Sebrae, além do apoio aos pequenos negócios e consultorias. O diretor técnico explicou que a entidade entendeu que para o desenvolvimento dos pequenos empresários, o ambiente de negócios precisa ser favorável, por isso ações e parcerias foram firmadas, como a sala mineira do empreendedor, em parceria com os municípios.

Já o governador Romeu Zema parabenizou a iniciativa e afirmou que o programa vai contribuir para o desenvolvimento do estado, no momento em que a economia precisa se recuperar. “O Estado vai estar com vocês no que for preciso. Nós queremos facilitar a vida de quem trabalha e quem quer gerar empregos. O governador ainda falou que fará com que Minas seja o estado em que o empreendedor tenha menos complicações.

“Muitas vezes o estado é quem atrapalha, é quem atrasa e complica a vida de quem quer produzir. Então, nós temos que acabar com esse ciclo vicioso”, comentou Zema. O governador ainda disse que com as mudanças já impostas resultados já foram apresentados, como R$ 56 bilhões em investimento no estado, no ano passado. Zema ainda alegou que este número é mais que o dobro do que o último governo trouxe em quatro anos.

Governo em apoio aos empresários

Em reposta ao questionamento feito pela Amirt sobre como o estado pretende auxiliar os empresários a se reestruturarem, Zema falou que desde o início do seu governo, eles têm simplificado a vida de quem trabalha. “Várias empresas e contadores já perceberam essa simplificação do estado”. Zema ainda prometeu mais mudanças no segundo semestre.

O governador também lembrou dos setores mais afetados com a pandemia e citou a radiodifusão, que perde com a redução dos contratos publicitários. “Com essa queda na atividade econômica umas das primeiras despesas a serem cortadas são as propagandas e publicidades, mas quero deixar claro que estamos aqui fazendo o possível”, disse.

O chefe do executivo ainda falou que o governo tem anunciado menos do que no passado, mas aquele que fornece o serviço sabe que vai receber, e não que vai ficar aguardando anos até que isso seja quitado.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!