Três helicópteros realizaram transferências de crianças com bronquiolite neste domingo (11), no Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis. A força-tarefa foi realizada em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros. (veja vídeo no fim da matéria)
Até o momento, não foi informado para onde os pacientes foram transferidos.
Segundo o major Thiago, do Corpo de Bombeiros, o esforço é feito com as aeronaves para que as crianças tenham o melhor atendimento. “É um tratamento difícil para as crianças e a força tarefa é feita para que os bebês saiam de cidades menores para um hospital mais estruturado e ter um bom atendimento, independente de onde elas moram“.
O que é bronquiolite?
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos. É caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, pequenas vias áreas dos pulmões.
A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o agente infeccioso mais comum associado a essa condição. No entanto, outros vírus respiratórios também podem desencadeá-la, como adenovírus, vírus parainfluenza, vírus influenza, rinovírus, entre outros.
As internações de bronquiolite causaram o aumento das internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o estado, fazendo com que o Governo de Minas decretasse situação de emergência em saúde. Em Divinópolis, foi registrada superlotação na UPA Padre Roberto na última sexta-feira (9), na ala de pediatria.