fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Divinópolis

Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Divinópolis

Vacinação contra a gripe começa hoje em Divinópolis
Vacinação contra a gripe começa hoje em Divinópolis

Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Divinópolis
Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anuncia que 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, acontecerá de 4 de abril a 3 de junho de 2022. No dia 30 de abril acontecerá o “Dia D Mobilização Social”.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza visa reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

A primeira etapa, que acontecerá de 4 de abril a 2 de maio, será destinada aos profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais. A segunda etapa, que acontecerá de 3 de maio a 3 de junho, será voltada para a vacinação dos demais públicos prioritários.

Na campanha contra a influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 

A vacina disponibilizada é a influenza trivalente do Instituto Butantan que protege contra três tipos de cepas do vírus, incluindo a cepa do tipo H3N2, que foi responsável pela grande maioria dos casos em 2021.

Campanha de Vacinação contra Sarampo

Juntamente com a campanha de vacinação contra influenza, as unidades de saúde estarão realizando a vacinação contra o sarampo, que tem como meta vacinar os profissionais de saúde e as crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade.

A campanha de vacinação contra Sarampo será realizada de forma concomitante à Campanha de Vacinação contra Influenza em duas etapas, sendo:

•    A vacinação dos trabalhadores da saúde: realizada juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza, entre os dias 4 de abril a 2 de maio de 2022.

•    A vacinação de crianças de 06 meses a menores de 5 anos: realizada juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza, entre os dias 3 de maio a 3 de junho de 2022.