fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • UPA de Divinópolis dispensa 30 capacetes Elmo doados por empresários por consumo de oxigênio

UPA de Divinópolis dispensa 30 capacetes Elmo doados por empresários por consumo de oxigênio

Image

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis reencaminhou a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) os 30 capacetes Elmo  doados ao Hospital de Campanha da UPA Padre Roberto, para o tratamento contra a Covid-19. Segundo a secretaria, a justificativa para a devolução é o aumento de consumo de oxigênio para utilização dos Capacetes, que é além do acordado em contrato com a fornecedora. A Semusa também disse que a UPA não conta com rede de gases suficiente e adequada para utilização simultânea de respiradores e capacetes.

A pasta ainda afirma que recebeu uma Nota Técnica emitida pela White Martins, fornecedora e responsável pela linha e sistema de gases da unidade. “Apesar de esclarecer que inobstante a importância e benefícios os quais os Capacetes Elmo representam no eficaz tratamento de pacientes acometidos de Covid-19 e/ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, ficou evidenciado no parecer técnico emitido para instituição, que além do consumo do aumento de consumo de O2 para utilização dos Capacetes nesta Unidade, o qual representa um incremento no consumo para acima do contratualizado com a fornecedora e que, neste instante não há garantia para ampliação deste fornecimento que já foi previsto para este ano em 30% de aumento, a Unidade ( que essencialmente é UPA – Unidade de Pronto Atendimento) não conta com rede de gases suficiente e adequada para utilização simultânea de respiradores e capacetes”, disse em nota.

No entanto, a Semusa, salienta que o Hospital Público Regional Divino Espírito Santo, estará brevemente disponibilizando novos leitos para Covid-19, e que nesta oportunidade seria extremamente importante que a Fiemg pudesse disponibilizar novamente os 30 Capacetes Elmo.

Este comunicado foi realizado pela Semusa, por meio do Ofício SMS/DV/GS nº 061/2021, encaminhado ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Rosco Nogueira; ao presidente da FIEMG Regional Centro Oeste, Eduardo Soares; ao presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Print Junior; ao Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, José Braz Dias e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias.

Capacetes Elmo

A campanha da FIEMG para aquisição de capacetes elmo para unidades de saúde pública do estado conseguiu arrecadar junto ao setor empresarial 84 aparelhos unidades de saúde de Divinópolis. Foram 54 para o Hospital São João de Deus e 30 para a UPA Padre Roberto, entregues em 1º de abril. 

O aparelho, uma invenção brasileira, é um suporte de ventilação não invasivo que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar. Cada capacete custa, em média, R$ 1.200,00.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/fiemg-se-diz-surpresa-com-devolucao-de-capacetes-elmo-pela-upa-de-divinopolis/