fbpx
Pular para o conteúdo

Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul

Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul
Foto PMD/Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul

Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul
Foto PMD/Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta semana, mais ações em prol do Novembro Azul, mês de conscientização da importância de cuidar da saúde do homem, nas unidades de saúde da rede municipal de saúde.

O Centro de Saúde Itaí realizou a ação na terça (23/11), das 16h às 18h30. Durante a iniciativa teve uma roda de conversa com o médico da unidade, Alef César, que orientou os participantes sobre o câncer de próstata. O educador físico Vítor Gomes que falou da importância da atividade física para a saúde, com participação da psicóloga Rosângela Dias e da assistente social Érika Tavares. As dentistas Cristina Stehling e Maria Eduarda Leão distribuíram kits odontológicos. Teve também o sorteio de brindes para os participantes.

A ESF Osvaldo Machado Gontijo também realizou uma ação de Novembro Azul, na Quadra do Serra Verde, onde teve uma roda de conversa com os médicos Edgar Gontijo e Rafael Malta, sobre a importância do autocuidado, da prevenção do câncer de próstata e outras doenças. Foram ofertados aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, sorteio de brindes e lanche para os 30 homens que participaram da ação.

No dia (22/11) as equipes do ESF Buriti e ESF Nossa Senhora das Graças realizaram na casa de apoio filho pródigo, atividades educativas. Foram abordados os temas: orientações sobre saúde bucal, aferição de pressão arterial, assistência social e orientações sobre prevenção do câncer de próstata. As atividades educativas são uma grande ferramenta para orientar e conscientizar a população e traz um retorno muito positivo.

O ESF Icaraí realizou, na segunda (22/11), das 17h às 19h, uma ação em prol da saúde do trabalhador, disponibilizando para os participantes consultas médicas, odontológicas, vacinas e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Além de incentivar o autocuidado disponibilizando cortes de cabelo, uma parceria feita com a Escola São Martinho. Participaram da ação cerca de 10 homens.

Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul
Foto PMD/Unidades de Saúde promovem o Novembro Azul