Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Transtornos gerados por população de rua voltam a ser tema central de reunião da ACASP

Transtornos gerados por população de rua voltam a ser tema central de reunião da ACASP

Image

A sede do Corpo de Bombeiros recebeu na manhã desta quarta-feira (19) representantes da comunidade civil, autoridades e membros da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) para uma sessão extraordinária da entidade a fim de debater alguns anseios da população no segmento. Entre os diversos assuntos, a situação com a população de rua, que vem sendo debatida recorrentemente nas reuniões e a necessidade de uma audiência pública para solução efetiva do problema, se destacou.

O Vereador Walmir Ribeiro apresentou um áudio do Vereador Wellington lamentando os desdobramentos da retirada de moradores de rua do Mercado Distrital. Segundo o parlamentar, após a ação, os indivíduos passaram a ocupar outros espaços públicos na região, provocando atos de vandalismo. Destacou ainda o envolvimento de alguns deles em roubos de fiação que geram prejuízo, entre outros transtornos para os cidadãos. Explicou que bairros como Manoel Valinhos, São Luiz e Universitário foram alvos das práticas criminosas. O vereador ainda falou sobre a tramitação para o agendamento de uma audiência pública que unifique esforços para uma solução efetiva sobre o assunto.

João, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, explicou que a migração dos moradores de rua para outros espaços próximos já era esperada, mesmo com a atuação preventiva da pasta. Contou que todos eles foram encaminhados para as casas de acolhimento, evadindo no dia seguinte. Relatou ainda outros desafios do serviço quanto à temática, como a recusa de duas mulheres grávidas em situação de rua por tratamento pelo CAPS AD e outros serviços ofertados, caso já reportado para a Vara de Infância e Juventude, além de três indivíduos presos e já liberados para as ruas, conforme a legislação vigente. Elogiou a iniciativa do vereador e ressaltou que a audiência pública é uma oportunidade para reunir forças e encontrar uma saída efetiva da situação.

A sessão ainda abordou temas como golpes por estelionatários que fingem ser agentes da Cemig ou traficantes, onerando cidadãos e estabelecimentos comerciais; a necessidade de Divinópolis incorporar o Sistema Hélios da Polícia Militar para identificação de placas de veículos nos acessos e saídas do Município, entre outros. Após o pronunciamento do Conselho Técnico sobre suas atividades, o presidente da ACASP, Breno Clementino, encerrou a sessão.

A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x