Iniciado em 2021, o Programa Financinhas nas Escolas é desenvolvido pelo Instituto Sicoob com o objetivo de disseminar educação financeira nas escolas de educação básica, de forma gratuita, transversal e com metodologia exclusiva, por meio da formação e acompanhamento de professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental.
O programa foi desenvolvido em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por intermédio da sua metodologia exclusiva, trabalha três temas transversais: cooperação, consumo e cidadania, a partir de três pilares pedagógicos, quais sejam:
PRÁTICAS COOPERATIVAS
FORMAÇÃO INTEGRAL
DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
Neste ano de 2024, o Sicoob Crediverde realizou o programa em duas escolas da rede pública, sendo: Escola Municipal Professor Bahia, em Divinópolis; e Escola Municipal José Batista Leite, em São Sebastião do Oeste. O projeto foi um verdadeiro sucesso e teve impacto positivo e transformador na vida das 150 crianças envolvidas.
A iniciativa aconteceu ao longo de três meses e foi marcada por diversas atividades que despertaram o interesse dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Bahia e dos alunos do 4º ano da Escola José Batista Leite, na educação financeira de maneira prática e envolvente.
Durante o programa, os alunos realizaram diversas atividades. As crianças mostraram-se interessadas e dedicadas durante as atividades. Um “Dinheiro Fictício” foi disponibilizado a fim de que as crianças realizassem compras ao final do projeto.
O mercadinho foi montado dentro da escola e ofertava diversos itens de necessidades e desejos das crianças. Elas fizeram suas compras com equilíbrio entre desejo e necessidade e colocaram em prática o que aprenderam sobre o cooperativismo, a circulação do dinheiro, o auxílio mútuo, entre outros conceitos que são lições valiosas que certamente farão a diferença em suas vidas.
O Sicoob Crediverde continuará comprometido com ações que geram impacto positivo na comunidade e fortalecem os valores de cooperação e responsabilidade social que a instituição preza.