fbpx
Pular para o conteúdo

Settrans instala primeiro “Yellow Box” da cidade

Image

Tem continuidade o trabalho de instalação de semáforo de emergência na saída do Corpo de Bombeiros. Nesta semana, foram concluídas as pinturas estratigráficas, com a implantação do primeiro “Yellow Box” da cidade.

De acordo com o gerente de Projetos da Settrans, Cleiton José de Souza, esta pintura especial tem o objetivo de deixar claro ao condutor que aquela área não pode ser ocupada de modo a obstruir ou impedir a passagem de veículos. “É sempre importante lembrar aos motoristas para manter sempre a atenção no trânsito e, caso perceba que haverá a necessidade de parar, deve-se fazer antes do cruzamento, antes de ficar sobre o ‘Yellow Box’. Isso evita atrapalhar o fluxo de veículos e o motorista não se corre o risco de ser multado”, lembrou.

Conforme o Art. 182, inciso VII do CTB, parar o veículo em área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, é infração média de trânsito e com penalidade de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, a pintura estratigráfica denominada “yellow box”, até o momento não será estendida para outros cruzamentos. “Por enquanto não faremos esse tipo de pintura em outros locais para que não vire uma rotina obrigatória. Os condutores, tem que ter ciência, de que é proibido fechar cruzamento, independente ou não da existência, desta sinalização. O yellow box foi implantado devido a especificidade do local”, destacou.

Semáforo de Emergência

O semáforo foi colocado, após pedido da comandante da corporação, sabendo da necessidade das ambulâncias e veículos de emergência saírem do local com maior agilidade e o tráfego de veículos é muito intenso na avenida. Tudo isso, visando um tempo melhor de resposta por parte dos bombeiros.
 
De acordo com o gerente de Projetos da Settrans, em seu funcionamento, o semáforo ficará verde o tempo todo. “Quando uma viatura do Corpo de Bombeiros precisar se deslocar, será acionada uma botoeira e o semáforo fechará, ficando vermelho e os veículos que estiverem transitando pela via deverão respeitar a parada obrigatória”, explicou.