fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Servidora é filmada falando no celular enquanto dirige, Settrans emite nota

Servidora é filmada falando no celular enquanto dirige, Settrans emite nota

Servidora é filmada cometendo infração de trânsito, Settrans emite nota
Servidora é filmada cometendo infração de trânsito, Settrans emite nota

A Prefeitura de Divinópolis esclarece que ontem, 18/01, uma servidora da Defesa Civil, em deslocamento para o atendimento de uma ocorrência foi filmada supostamente cometendo infração de trânsito. A mesma, ao chegar na Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SETTRANS) relatou o ocorrido para o secretário da pasta e assumiu a sua responsabilidade de direção inadequada no trânsito.

No Brasil, falar ao celular na direção é infração de trânsito, e consta no Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei nº 9.503/97), no art. 252parágrafo único:

“Art. 252. Dirigir o veículo: (…)

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.”

Portanto, trata-se de uma conduta simples que pode trazer sérias consequências como é de conhecimento geral.

A especificação constante do parágrafo único acima, que trata do celular, foi incluída pela Lei nº 13.281, de 2016, portanto, mudança recente introduzida no CTB.

Valor da multa e pontuação.

Como é considerada infração gravíssima, são 7 pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47.

O Secretário Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam, tomará as administrativas possíveis, uma vez que o código de trânsito brasileiro veda que seja feita a autuação por vídeos e fotos encaminhadas por terceiros. E, reafirma que esta não é uma conduta aceitável pela SETTRANS, a qual sempre preza pelo comprimento da legislação. Veja vídeo:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis-tem-mais-6-tremores-de-terra-hoje-19-sao-28-tremores-registrados-ate-agora/