fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Semed oferta formação em Primeiros Socorros para profissionais

Semed oferta formação em Primeiros Socorros para profissionais

Divinópolis oferta formação em Primeiros Socorros para profissionais da educação
Divinópolis oferta formação em Primeiros Socorros para profissionais da educação

Divinópolis oferta formação em Primeiros Socorros para profissionais da educação
Divinópolis oferta formação em Primeiros Socorros

para profissionais da educação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem realizando formações de primeiros socorros para os profissionais da educação, na Rede Municipal de ensino.

As formações foram iniciadas em fevereiro de 2022, onde professores e funcionários de escolas que atendem crianças em tempo integral, da Educação Infantil foram capacitados pelo Sargento Moisés Xavier Silveira, do Corpo de Bombeiros de Divinópolis.

De acordo com a secretária de Educação, Andreia Dimas, técnicas simples podem auxiliar no momento de salvar uma vida. “O conhecimento de técnicas de atenção imediata, preparo e assistência são fundamentais e podem fazer a diferença na hora de prestar atendimento de urgência a um jovem ou criança acidentado. Por isso, fazemos questão de realizar essa capacitação”, destacou.

Segundo Josiane Silva, diretora da Escola Municipal São Sebastião, os educadores precisam conhecer as técnicas e estarem preparados, pensando na prevenção de situações de emergências nas unidades. “Esse conhecimento é indispensável em determinadas circunstâncias, quando precisamos agir de forma rápida enquanto esperamos o atendimento de profissionais especializados, quando necessário, em caso de incidentes dentro da escola”.

Assim, essa formação tem como objetivo instruir sobre a prevenção de acidentes e prestação de atendimento de primeiros socorros as vítimas nas unidades escolares, de forma adequada e segura até a chegada do atendimento especializado.

Na rede municipal de ensino de Divinópolis, o programa de formação em Primeiros Socorros continuará até que todos os educadores estejam capacitados. Novas formações estão agendas: no dia 8 de agosto para os participantes do Programa Mesa Educadora para 1ª infância e no dia 19 de agosto para os demais profissionais da educação.

Em Divinópolis, está em vigor a Lei nº 8.516/2018 que dispõe sobre obrigatoriedade de manter profissional treinado em primeiros socorros e da realização de curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros em todas as escolas, creches, berçários públicos e privados, instituições acolhedoras, casas de festa e recreação infantil e entidades de atendimento a criança e ao adolescente. Esta norma originou-se do Projeto de Lei nº 08/2018 de autoria da então vereadora Janete Aparecida, atual vice-prefeita de Divinópolis.