fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da Covid-19

Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da Covid-19

Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da covid-19
Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da covid-19

Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da covid-19
Semad reforça cuidados com servidor com sintomas da covid-19

A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), lembra aos servidores municipais as medidas de acolhimento e atendimento em caso de sintomas da covid-19.

O servidor que apresente, pelo menos dois sintomas de síndrome gripal ou da manifestação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, deverá comunicar o fato a sua chefia imediata e ser afastado do trabalho presencial, imediatamente, devendo exercer suas funções em home office.

Este servidor também deverá entrar neste link http://bit.ly/3rGKbRE e preencher as informações solicitadas. Só serão aceitos atestados de covid-19 e/ou síndrome gripal, do servidor que realizar este protocolo.

Após três dias do início dos sintomas, o servidor deverá realizar o teste de covid, que é feito gratuitamente, mediante agendamento, realizado pela Vigilância Sanitária para realização no Cemas. O servidor será informado pela Vigilância Sanitária através de e-mail, sobre dia e horário para comparecer ao Cemas, para realização do exame.

Caso o servidor realize o exame em um posto de saúde, hospital, farmácia ou laboratório particular, também deverá apresentar o resultado. Se o servidor não realizar o exame em um desses locais e também não comparecer ao Cemas conforme pré-estabelecido, será considerado faltoso, em caso de ocupante de cargo que não seja possível realizar atividades de forma remota (home office). Devem ser apresentados os exames com resultado positivo ou negativo.

Em caso de resultado positivo, o servidor deverá assinar Termo de Responsabilidade no Cemas, procurar atendimento médico, manter isolamento conforme recomendado pelo médico assistente, com retorno ao trabalho após período de isolamento e avaliação feita pelo Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst).

O exame de retorno ao trabalho no Cresst deverá ser agendado antes do término da licença, em razão de disponibilidade de agenda, através dos telefones (37) 3229-6510 ou Whatsapp (37) 98826-1917. Na avaliação pericial no Cresst, o servidor deverá apresentar atestado médico, teste positivo para detecção de antígeno para SARS-CoV-2 ou RT-qPCR, juntamente com outros exames realizados.

No caso de resultado negativo, o servidor deverá passar por avaliação pericial no Cresst, mediante agendamento realizado pelo Cemas, apresentando o teste negativo para detecção de antígeno para SARS-CoV-2 ou RT-qPCR. O Cemas enviará relatório diário para a Vigilância Sanitária e Atenção Primária à Saúde (APS) contendo informações de todos os servidores testados (positivos e negativos), para acompanhamento pelo telemonitoramento.
 
Todas estas informações e outras orientações constam no Decreto nº 14.851/22, que estabelece orientações às secretarias municipais e demais órgãos da Administração Pública Municipal, relativas às medidas de proteção e enfrentamento do novo coronavírus, publicado no dia 24 de janeiro, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.