Pular para o conteúdo

Roubo de fiação motiva proposta de nova lei em Divinópolis

Image

Autoridades, membros e representantes da sociedade civil se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) na sede da ACID para mais uma sessão ordinária da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP), onde foram discutidos diversos temas do segmento. A tribuna deu voz aos cidadãos que denunciaram problemas como transtornos decorrentes de um terreno baldio e as forças de segurança que comunicaram suas mais recentes operações, além de sugerirem a criação de uma lei que ajude a Polícia Militar a identificar as vítimas nos casos de roubo de fiações de internet.

Uma moradora da região da Catedral relatou que a falta de manutenção e o mau uso de um lote perto de sua residência tem gerado insatisfação há anos e que, embora tenha denunciado o caso à Prefeitura, até o momento, a situação não foi resolvida. Ela explicou que a área é extensa e usada por moradores de rua para fazer suas necessidades, além de acumular lixo, ser ponto de tráfico de drogas, além de atrair animais e vetores de doenças como ratos, baratas e escorpiões. Finalizou sua fala, cobrando novamente providências do poder público.

O tenente Aguiar, do Corpo de Bombeiros, compartilhou detalhes de dois treinamentos recentes realizados com os oficiais. Um simulado de salvamento diante de enchentes e correntezas foi ministrado nos rios Pará e Itapecerica, considerando a aproximação do período chuvoso. Outra capacitação foi realizada em rodovias, dada a localização de Divinópolis na malha viária, visando a ação em situações de tombamento de substâncias perigosas, como galões de líquido gerador de espuma, nas vias.

Uma observação da Polícia Civil quanto ao registro de ocorrências de roubo e furto de fiações motivou a sugestão da criação de uma lei que possibilite a identificação imediata das vítimas nesses casos. Segundo o representante da Corporação presente, Delegado Vivaldi , a personalização dos fios ou definição do quarteirão por concessionária facilitaria o trabalho da Polícia nesses casos. Ele aproveitou a presença de representantes do Legislativo municipal para fazer o pedido.

Temas como ações do Poder Público para conter a violência nas escolas, ações preventivas do Outubro Rosa, melhorias na segurança em clubes a fim de prevenir os afogamentos e reforço policial no cemitério do Centro também foram debatidos. Após a manifestação do Conselho Técnico sobre a rotina de suas atividades, o presidente Breno Clementino encerrou a reunião.

A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.