fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Regional de Saúde de Divinópolis mobiliza esforço contra a dengue e chikungunya

Regional de Saúde de Divinópolis mobiliza esforço contra a dengue e chikungunya

Image

Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 53 municípios da Macrorregião de Saúde Oeste, até o dia 09/02/2024), foram registrados 10.628 casos prováveis de dengue, desses, 3.761 casos foram confirmados, e seis óbitos estão em investigação para a doença.

Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas aconteçam, em uma união de esforços do Governo de Minas, para que atuem colaborativamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

No dia 15/02, a SES-MG, por meio da Unidade Regional de Saúde de Divinópolis, realiza um encontro com representantes das diversas regionais dos órgãos estaduais, secretários municipais de Saúde, além de parceiros do Governo de Minas, para apresentar o cenário epidemiológico das arboviroses na macrorregião de de Saúde Oeste. O objetivo é a discussão e a definição de uma atuação conjunta de ações para a eliminação de focos do Aedes.

O encontro ocorre no dia 15/02, às 9 horas, no auditório da Universidade Federal de São João Del Rei(UFSJ), Campus Divinópolis,durante a capacitação de plano de contingência e manejo clínico das arboviroses, promovida pelo Governo de Minas.

A capacitação abrange dois momentos:uma Oficina de Plano de Contingência das Arboviroses – com objetivo de orientar as equipes municipais para ativação de níveis de respostas para os cenários das arboviroses, que ocorre no dia 15/02. O segundo momento, por sua vez, é a qualificação em Manejo Clínico das Arboviroses – que tem como objetivo qualificar os profissionais para atuar na resposta assistencial e atendimento dos pacientes suspeitos de arboviroses, a ser realizada no dia 16/02.

Cerca de 150 profissionais de saúde de 53 municípios da macrorregião de Saúde Oeste estarão presentes.