fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Rede Sismográfica Brasileira registra mais um abalo sísmico em Divinópolis; moradores continuam apresentando relatos

Rede Sismográfica Brasileira registra mais um abalo sísmico em Divinópolis; moradores continuam apresentando relatos

Rede Sismologia Brasileira registra mais um abalo sísmico em Divinópolis
Rede Sismologia Brasileira registra mais um abalo sísmico em Divinópolis

A Rede Sismográfica Brasileira registrou mais um abalo sísmico em Divinópolis. No gráfico apresentado pela Rede, aponta que o horário do abalo foi registrado às 06h30-UTC, ou seja, horário de Brasília 3h30, desta sexta-feira (28/01). Ainda conforme o gráfico, dessa vez o abalo foi de 2.3 na escala Richter e 0km de profundidade.  Moradores relataram os novos tremores. Os pontos mais relatados são nos bairros Icaraí, Candidés, Lagoa dos Mandarins e região.

Bruno Colaço, que faz parte do departamento de Sismologia da USP-SP, disse que tanto em Minas Gerais como em outras partes do Brasil, os tremores de terra naturais ocorrem por deslizamento repentino em falhas ou fraturas geológicas causado pelo acúmulo de tensões geológicas (“pressões internas”) a que a crosta está submetida. Estas tensões se devem às forças tectônicas que movem a placa Sul-Americana onde o Brasil está inserido.
 
Ao ser questionado se seria aconselhável uma equipe da USP em Divinópolis para fazer análise, Bruno relatou que seria aconselhável a instalação de uma estação sismográfica na região epicentral para poder monitorar os eventos menores que não são registrados pelas estações da rede brasileira e da Vale. Isso demanda a disponibilidade de pessoas, equipamentos e recursos. Ele acrescentou que as análises são feitas com base nos dados de estações sismográficas que pertencem a Rede Sismográfica Brasileira e outras estações da Rede Sismográfica da Vale, que tem parceria com o Centro de Sismologia. Juntamente com os dados dos instrumentos são avaliados também os relatos das pessoas que são enviados através da plataforma Sentiu Aí no site da USP. Veja gráfico do abalo sísmico na madrugada sexta-feira (28):

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/populacao-de-cidades-da-regiao-de-divinopolis-tambem-relataram-os-ultimos-tremores-de-terra/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/em-divinopolis-varias-pessoas-relataram-este-novo-tremor-nesta-sexta-feira-28-veja-os-relatos/