Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Quatro conselheiras tutelares de Divinópolis são suspensas por negligência em denúncias

Quatro conselheiras tutelares de Divinópolis são suspensas por negligência em denúncias

Quatro conselheiras tutelares de Divinópolis são suspensas por negligência em denúncias
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Quatro conselheiras tutelares de Divinópolis foram suspensas pela Justiça por negligência em ocorrências. A liminar foi emitida pela Vara da Infância e Juventude da cidade após denúncias do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Adriana Fonseca dos Santos, Cecília Neves Silveira, Laura Caroline Siqueira Carvalho e Lucilia Maria Lima já foram afastadas em dezembro de 2024 por improbidade administrativa.

O vereador Matheus Dias (Avante), disse em discurso em plenário na última terça-feira (18), que 162 casos estão parados desde janeiro do ano passado sem nenhuma apuração por conta do órgão. Entre eles, estão abuso sexual, violação grave de direitos humanos e evasão escolar.

“Em visita da secretária, ela constatou que haviam 162 casos. Pessoas que ligaram, denunciaram e nada foi feito. Tem casos de janeiro de 2024. Gente, isso é sério, pode ter criança que já foi morta e que foi abusada desde lá”, disse o parlamentar.

Essa é a segunda denúncia recente envolvendo a instituição. A Polícia Civil está investigando um ex-conselheiro que é acusado de abuso sexual contra adolescentes.

Veja nota do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis

“O (CMDCA) de Divinópolis, informa que, após receber novas denúncias e encaminha-las para a Vara da Infância e Juventude na data do dia 19 de março de 2025 foi deferido a liminar determinando a suspensão cautelar das conselheiras tutelares AFS, CNS, LCSC e LML , pelo período de 60 (sessenta) dias, com o pagamento de seus respectivos dos vencimentos.

“A referida decisão tem fundamento no artigo 136 da Lei Federal n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e visa garantir a correta apuração das denúncias apresentadas, assegurando a regularidade do funcionamento do Conselho Tutelar e a continuidade da prestação de serviços essenciais à proteção dos direitos da criança e do adolescente.”

“O CMDCA reafirma seu compromisso com transparência, a ética e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que todas as medidas preventivas estejam sendo cumpridas para o cumprimento da decisão judicial.”

Quatro conselheiras tutelares de Divinópolis são suspensas por negligência em denúncias
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x