fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social

Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social

Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social
Foto PMD/Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social

Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social
Foto PMD/Procon Municipal divulga novo modo de cadastro na Tarifa Social

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município, informa que o governo federal aprovou um novo modo de cadastro na Tarifa Social nas contas de energia elétrica.
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério da Cidadania celebraram, em 30 de novembro, protocolo que permitirá o cadastramento automático de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica a partir de janeiro de 2022.
 
A gerente-executiva do Procon, advogada Roberta Carrilho, conselheira consultiva do Fórum dos Procons Mineiros, disse que, com a regulamentação da Lei nº 14.203/2021 e a assinatura do protocolo entre a Aneel e o Ministério da Cidadania, a Tarifa Social será automaticamente concedida às famílias que têm direito.  “Não será mais necessário solicitá-la à distribuidora. É necessário, porém, que o usuário esteja inscrito no CadÚnico, e tenha seus dados atualizados neste cadastro, para que a Tarifa Social seja automaticamente concedida”, alertou.
 
Atualmente, cerca de 12,3 milhões de famílias no Brasil recebem a tarifa social. Estimativas apontam que mais 11,5 milhões que teriam condições de usufruir dos descontos existem no país.
 
A Tarifa Social concede descontos na conta de luz em três faixas de consumo de energia elétrica, da seguinte forma:
 
Consumo Desconto na tarifa de energia
Primeiros 30 kWh/mês 65%
De 31 kWh a 100 kWh/mês 40%
De 101 kWh a 220 kWh/mês 10%
A partir de 221 kWh/mês 0%
 
Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos requisitos têm os seguintes descontos:
 
Consumo Desconto na tarifa de energia
Primeiros 50 kWh/mês 100%
De 51 kWh a 100 kWh/mês 40%
De 101 kWh a 220 kWh/mês 10%
A partir de 221 kWh/mês 0%
 
Com as novas regras, para que o cadastramento seja realizado automaticamente, será necessário que o CPF do titular da conta de luz seja o mesmo informado nas bases de dados do CadÚnico. Assim, é importante que a família verifique qual o nome que está na conta de luz e, se precisar, peça a alteração de titularidade à distribuidora.
 
No caso de cadastramento na Tarifa Social associado a portador de doença/deficiência com uso de aparelhos elétricos, será necessário apresentar à distribuidora o relatório e o atestado subscrito por profissional médico, que certifique a situação clínica e de saúde do morador.
 
Os critérios para receber o benefício não vão mudar: têm direito à Tarifa Social as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, e também as famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
 
Com as mudanças nas regras, as distribuidoras de energia irão avaliar mensalmente se os consumidores cadastrados atendem aos critérios para receber o benefício, a partir dos dados do CadÚnico, a serem fornecidos pelo Ministério da Cidadania. Também deverão ser atendidos consumidores dessa faixa em novas ligações de energia ou na mudança do nome do responsável pela fatura.
 
O Procon está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro. Atualmente, o cidadão poderá contatar o órgão nos canais de comunicação: