fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso

Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso

Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso
Foto PMD/Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso

Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso
Foto PMD/Procon de Divinópolis participará de live sobre crédito ao consumidor idoso

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon Municipal, membro do Fórum Mineiro dos Procons (FMP), participará do evento online “Educação ao crédito consciente para os consumidores idosos”, organizado por esta instituição, no dia 22, de 14h às 16h30.

O objetivo é contribuir para o combate à violação dos direitos dos consumidores idosos conhecendo o assunto que aflige a população idosa brasileira: o constante assédio das instituições financeiras e o superendividamento.

Mais da metade dos idosos no país tiveram dificuldades para pagar as contas entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, de acordo com a pesquisa “Vida financeira e preparo para a terceira idade”. Entre os problemas que encontraram, 53,6 % relataram a falta de pagamento ou o pagamento atrasado de fatura.

O Instituto Defesa Coletiva diariamente recebe inúmeras denúncias de práticas desleais e abusivas praticadas no mercado, como o assédio na contratação por telefone e a omissão de verificação de margem consignável para empréstimo, com a consequente transferência de risco de superendividamento ao idoso.

Cronograma 

14h – Boas-vindas, apresentações e orientações iniciais

14h15 – Apresentação da música “Aprendendo a Dizer não” pela cantora e compositora Rê Mineira, incluindo o relato sobre a história da composição.

14h30 – Conceitos iniciais e contextualização sobre o superendividamento dos consumidores hipervulneráveis

14h50 – Exibição do documentário “Covardia Capital”

15h10 – Palestra sobre educação financeira e crédito responsável

15h50 – Exibição do videoclipe “Aprendendo a Dizer não”

16h00 – Momento para responder as dúvidas

16h20 – Orientações e avisos finais

16h30 – Encerramento

Palestrante: Drª Lillian Jorge Salgado, advogada, graduada pela Milton Campos (MG), especialista em direito do consumidor e ações coletivas, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MG, membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MG, diretora de Planejamento Previdenciário do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), advogada nas ações coletivas do Instituto Defesa Coletiva, coordenadora das ações coletivas na extinta Associação Nacional dos Consumidores de Crédito (Andec) e conselheira do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor de Minas Gerais.

Procon Divinópolis

Este serviço está situado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Contate o Procon nos canais de comunicação:
– telefones e WhatsApp: (37) 3239-6550, 3229-6551, 3229-6552, 3229-6553, 3229-6554 e 3229-6555
– correio eletrônico: [email protected]
– website para cadastrar reclamações no Procon online: http://www.consumidor.gov.br