A Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) recebeu na manhã desta quarta-feira (10), na sede da ACID, representantes da comunidade civil para mais uma reunião, a fim de debater e encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos divinopolitanos nesse sentido. A desorganização do trânsito gerando transtornos como engarrafamentos e a morosidade da execução do plano de mobilidade urbana no Município foram assuntos debatidos.
O caos do trânsito em horários de pico, especialmente em vias centrais, foi levantado mais uma vez. O denunciante explicou que o alto fluxo congestiona os cruzamentos e criticou a Settrans por não disponibilizar agentes que auxiliem a aliviar o tráfego. O presidente Breno Clementino explicou que já existe um projeto aprovado na Prefeitura para mudança de mão única nas ruas São Paulo e Rio de Janeiro objetivando melhorar o fluxo, dependendo de recursos financeiros para a execução.
Paralela a essa questão, Sebastião Castro da Associação Divinopolitana de Ciclismo cobrou novamente as ações previstas no plano de mobilidade urbana. Ele destacou que já se passaram 5 anos e que obras como a construção de ciclovias não saíram do papel. O secretário Minucci explicou que a entidade fez o seu papel cobrando do Executivo uma posição sobre o assunto, mas reconheceu que a proposta é arrojada e precisa ser estudada com cautela, de forma a atender todos os envolvidos no trânsito.
Além dessas pautas, foi solicitada uma atenção especial a área próxima do Córrego do Catalão, que segundo Pádua Fernandes, intermediando a demanda de uma moradora local, pede socorro. Conforme a cidadã, as placas laterais estão caindo, representando perigo para a comunidade do bairro. Outros assuntos abordados foram a pichação de blocos da UEMG e um caso ocorrido em Belo Horizonte em que um agente penal foi flagrado tentando comercializar celulares a R$ 7 mil para os detentos.
Após parecer técnico sobre as demandas apresentadas e manifestações da mesa diretora o Presidente Breno Clementino deu por encerrada a reunião.
A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em
1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de
Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e
não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você
também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por
meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito
importantes para a continuação deste trabalho.