fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Presidente da FIEMG fala sobre desenvolvimento regional em Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro

Presidente da FIEMG fala sobre desenvolvimento regional em Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro

Image

FOTO: Divulgação/FIEMG

O Presidente da FIEMG, Eduardo Soares, participou do Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro, realizado na manhã de hoje (02), na sede da Associação Mineira dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI). O líder empresarial falou sobre desenvolvimento regional, ao lado do Prefeito de Itapecerica e Presidente da AMVI, Wirley Reis, do Presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e Vice-Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Julvan Lacerda e do Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica e Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela. 

Dentre as pautas discutidas estavam as dívidas da saúde com os municípios da região, a conclusão do Hospital Regional, o Projeto Destrava 853 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ações e estratégias com foco no desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste. 

Em seu pronunciamento, o Presidente da AMVI falou da importância da união das entidades e do Poder Público para discutir assuntos de interesse dos municípios, com intuito de promover qualidade de vida do cidadão. “Estamos aqui pra sermos parceiros nessa luta, unidos através das associações, para cobrar das lideranças ações pelo desenvolvimento da região”, enfatizou Wirley Reis.   

O Presidente do CISVI, Edson Vilela, falou da necessidade de colocar o Centro-Oeste em lugar de destaque na economia de Minas. “Estamos ficando pra trás em termos de desenvolvimento, mas podemos resgatar a pujança da nossa região, usar nossa experiência para alavancar outros municípios e transforma a realidade dos nossos munícipes”, destacou.  

O Presidente da CNM, Julvan Lacerda, destacou a importância da aproximação das associações com os vereadores e prefeitos dos municípios com intuito de fortalecer as associações e defendeu uma maior qualificação da gestão pública. “A entidade precisa ter uma voz segura para falar em nome dos municípios. Precisamos buscar a qualificação da gestão pública, preparar os municípios para que tenham competência para aplicar bem os recursos que vierem”, pontuou. 

Com foco no desenvolvimento, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, citou as vantagens da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES), instituído em novembro do ano passado e que representa a modernização do modelo de gestão. “O Conselho é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e que ouve a voz da cidade, já que têm representantes de todos os segmentos da sociedade”, explicou. 

O Presidente da FIEMG destacou também a importância da união das cidades do Centro-Oeste mineiro na busca por soluções para questões como os marcos regulatórios, infraestrutura, logística de transporte, inovações tecnológicas, novas ofertas energéticas como o gasoduto e atenção às quentões ambientais. “São fatores que precisam ser priorizadas pelos nossos gestores públicos e que impulsionam o desenvolvimento, aumentando a competitividade das nossas indústrias”, destacou. 

Eduardo Soares adiantou ainda que será desenvolvido um levantamento com diversos municípios do Centro-Oeste, com intuito de apresentar um diagnóstico de potencialidades que podem ser desenvolvidas para atração de novas empresas. “Nosso objetivo é que Divinópolis e região seja destaque no fornecimento de serviços de alta complexidade para as cadeias produtivas e que seja referência pela gestão pública fluida, digital, tecnológica e em favor da ambiência de negócios”, enfatizou o líder empresarial.