fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Prefeitura investiga laudos falsos e homens se cadastrando como gestantes para serem vacinados em Divinópolis

Prefeitura investiga laudos falsos e homens se cadastrando como gestantes para serem vacinados em Divinópolis

Image

A prefeitura de Divinópolis denuncia cerca de 200 casos de fraude na vacinação contra a Covid-19. Pelo menos 17 homens se cadastraram como gestantes.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 24, a vice-prefeita Janete Aparecida disse que o Ministério Público foi informado da situação. Houve uma reunião com a Promotoria de Saúde. Os casos serão investigados e reportados ao MP e à Polícia Federal para as devidas providências. O Conselho Regional de Medicina (CRM) também será acionado.

“Tanto quem forneceu laudos fraudulentos como quem fez o uso deles em benefício próprio ou de terceiros pode até mesmo ser enquadrado em dois tipos de crimes, sendo falsidade ideológica e uso de documentos falsos, podendo pegar penas de 2 a 5 anos”, disse o Assessor Especial do município, Fernando Henrique.

Entre as supostas fraudes mais comuns está a apresentação de atestados falsos de comorbidades. Estagiários de saúde teriam apresentado documentos falsificados de que atuam na linha de frente. Também teriam aparecido falsos professores. Algumas denúncias partiram de cidadãos e dos próprios parentes dos imunizados.

A partir de agora quem for se vacinar além dos laudos médicos, também deverá assinar um termo de responsabilidade, com quais medicamentos faz uso e a comorbidade. O documento será disponibilizado no site da Prefeitura deverá ser impresso, preenchido e assinado, e anexado com as receitas e laudo médico.