fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Pacientes da UPA Divinópolis passam a ser identificados com pulseiras

Pacientes da UPA Divinópolis passam a ser identificados com pulseiras

Pacientes da UPA Divinópolis passam a ser identificados com pulseiras
Foto: IBRAPP/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), que gerencia a UPA Padre Roberto, em Divinópolis, implantou o Núcleo de Segurança do Paciente. De acordo com a empresa, a principal medida é a identificação dos usuários através de pulseiras.

Quem busca atendimento na UPA, assim que passa pela recepção, é cadastrado e identificado através de uma pulseira. Os dados contém o nome do paciente, nome da mãe e data de nascimento. “Segundo normativa do Ministério da Saúde, existem seis metas a serem seguidas para deixar a pessoa segura dentro do ambiente hospitalar. E então a primeira meta é essa identificação do paciente. Isso proporciona maior segurança na realização de exames e aplicação de medicação que são conferidas através da identificação correta”, explica a enfermeira responsável pelo NSP, Amanda Neves.

Além da pulseira de identificação, o paciente ainda pode receber até outras duas pulseiras para maior segurança. São elas: a amarela, indicada para aqueles pacientes que tem risco de queda, seja por ser idoso ou por uma medicação que o deixa sonolento, por exemplo; e a pulseira preta, indicada para aqueles pacientes que tem alergia a alguma medicação.

“O volume de usuários é muito grande na UPA Padre Roberto. Por isso, há a necessidade de todos estes cuidados para a segurança do paciente, para não haver nenhum erro.”, destacou Amanda.

As outras metas que estão em implantação são: comunicação efetiva, segurança dos medicamentos, cirurgia segura, redução de infecções e redução de risco de danos à pacientes de quedas. Elas serão monitoradas uma a uma para garantir sua eficiência e eficácia. O prazo para a aplicação é o fim de 2023.