fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Onda de Calor: Inmet e Defesa Civil mostram as regiões com alerta de ‘grande perigo’

Onda de Calor: Inmet e Defesa Civil mostram as regiões com alerta de ‘grande perigo’

Image

Diante da forte onda de calor que atinge o Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu até sexta-feira, 17, o alerta de “grande perigo” em diferentes Estados. A situação atinge, principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O Inmet ressaltou que até sexta-feira, a onda de calor deve atingir os seguintes Estados: Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de Distrito Federal. “As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Também devem ser afetadas áreas em Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Paraná”, disse o Inmet.

O Inmet afirma que, em cenários de “grande perigo”, estão previstos “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional”. Segundo o instituto, há “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Em Divinópolis-MG, a previsão do tempo para esta quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, é de sol e aumento de nuvens pela manhã e à noite o tempo fica aberto. A temperatura máxima pode chegar a 38 graus e a mínima pode chegar a 21 graus. Entretanto, a umidade do ar pode ter a máxima de 73% e a mínima de 17%.

A Defesa Civil ressalta que com o calor intenso, o ideal é hidratar com água, passar protetor solar, abusar dos acessórios: bonés, óculos, chapéus, roupas confortáveis, sombrinhas, abrir as janelas, use ventiladores e ar condicionado caso for necessário e alimentar bem. É necessário evitar a exposição excessiva ao sol, considerando que o sol em excesso pode causar doenças respirtórias, mal-estar, e outras doenças.

Impactos do El Niño

Os meses de julho, agosto e setembro já haviam sido marcados por calor extremo em grande parte do País, segundo o instituto. Além de eventos de onda de calor, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño, que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.

Em outubro, o cenário não tem sido diferente, o que indica que 2023 será o mais quente desde a década de 1960. Ainda segundo o instituto, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.

Oitava onda de calor do ano

O órgão informou ainda que esta é a oitava onda de calor do ano no Brasil, com início no dia 8 de novembro e persistência até, pelo menos, a próxima sexta-feira. As outras ocorreram em janeiro (de 23 a 28), fevereiro (de 6 a 13), março (de 9 a 13), agosto (de 22 a 28), setembro (de 18 a 29) e outubro (de 3 a 6; de 17 a 23).

São Paulo: varia entre21ºC a 38ºC de terça a sexta-feira, 17. No sábado, 18, a máxima pode chegar aos 39ºC. No domingo, 19, fica entre 22ºC e 32ºC. Há previsão de pancadas de chuva para o período da tarde ou da noite em praticamente todos os dias. De acordo com a empresa de meteorologia Meteoblue, a chuva deve se intensificar mais no fim da próxima semana;

Rio de Janeiro: Os dias mais quentes serão terça-feira, 14 e sábado, 18, com mínima de 25ºC e máxima de 40ºC. Nos demais dias, faz entre 24ºC e 37ºC. Chove todos os dias.

Belo Horizonte: faz entre 22ºC e 37ºC durante toda a semana. Chove apenas na quarta, no sábado e no domingo.

Pouso Alegre: temperatura fica entre 19ºC e 27ºC. Chove todos os dias, exceto sábado e domingo;

Brasília: faz entre 20ºC e 37ºC. Chove de terça a quinta e no fim de semana.

Manaus: temperatura fica entre 25ºC e 37ºC e chove na terça e na quarta.

Salvador (BA): temperatura fica entre 24ºC e 31ºC. Chove de terça a quinta;

Natal (RN): entre 23ºC e 31ºC, com chuva de terça a quinta.

Divinópolis-MG: