Se você acompanhou as eleições de 2024 em Divinópolis para vereador, certamente deve ter notado que alguns candidatos em específico receberam muito mais votos em comparação a outros. Mas nem sempre os candidatos mais votados são aqueles que irão compor as cadeiras da Câmara Municipal.
É o que aconteceu com Lauro Capitão América, candidato a reeleição para vereador em Divinópolis em 2024. Seu partido, PDT, não conseguiu nenhuma das vagas para a Câmara Municipal de Divinópolis, impedindo o candidato de assumir o cargo, mesmo tendo obtido 2.584 votos.
Para se ter ideia, em números totais, ele foi o quarto mais votado da cidade, em uma eleição onde concorriam 250 candidatos para 17 vagas. A explicação para isso é o baixo desempenho de seu partido, PDT, em comparação aos demais, que, somando os candidatos, obtiveram maior número de votos em comparação aos candidatos do PDT.
Isso ocorre porque, diferentemente das eleições para presidente, senador e governador, em que há um sistema majoritário onde o maior número de votos define o vencedor, as eleições para vereador aplicam um método de contagem diferente.
O que acontece na contagem de votos de vereadores e deputados chama-se “Sistema Proporcional”, que consiste em uma conta matemática na qual a quantidade de eleitores aptos a votar em um município é dividida pelo número de vagas para o cargo destinado.
Nessa equação, para se eleger um vereador, são levados em conta os votos totais de cada partido ou coligação, que deve ultrapassar o resultado da divisão para garantir, no mínimo, uma vaga. Ou seja, os números obtidos por algum candidato do partido não necessariamente garantirá uma das cadeiras para ele, caso o partido ou coligação não tenha tido um bom desempenho.
O partido anterior do Lauro Capitão América, Republicanos, conseguiu duas vagas nesta eleição, a partir da quantidade de votos totais obtidos. Caso Capitão América tivesse optado pela permanência nesse partido, sua candidatura poderia ter surtido efeito.
Ficou interessado em saber como funcionam as eleições para vereador? Preparamos para você uma reportagem detalhada onde explicamos cada detalhe do Sistema Proporcional e os Quocientes Eleitorais aplicados no processo eleitoral.