Divinopolitanos demonstram que em alguns casos, aumento foi de quase 60% e em alguns caso o valor da conta chegou a dobrar após mudança de equipamento
Divinopolitanos têm reclamado de aumento na conta de água, após a Copasa realizar troca dos hidrômetros das unidades consumidoras. Em um prédio residencial no bairro São José após a troca do medidor, o aumento foi de quase 75%. O síndico disse que todos estão indignados pois acharam que a diferença seria apenas no primeiro mês mas ela vem se mantendo com o passar dos meses.
Outra moradora do Centro relatou ao Portal MPA que pagava uma média de R$ 300,00 por mês e depois da troca a conta passou para R$ 470,00. Ela ainda disse que não foi consultada por parte da Copasa sobre a autorização para realizar a troca do hidrômetro de sua residência. A Copasa em sua defesa diz que o novo hidrômetro é aprovado pelo Inmetro e reflete o consumo real da unidade consumidora.
Procon deve ser acionado em caso de diferença injustificada de cobrança
Segundo o Procon, a primeira orientação é que o consumidor busque a Copasa pessoalmente para verificar o aumento. Caso o consumidor não encontre vazamento interno e a empresa não justifique a diferença das cobranças, deve procurar o órgão de defesa do consumidor. “O consumidor deve procurar o Procon para fazer a abertura da sua reclamação para que seja verificado se existe ou não algum tipo de cobrança abusiva”