fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Menino Jesus da Catedral: Símbolo Histórico do Natal em Divinópolis

Menino Jesus da Catedral: Símbolo Histórico do Natal em Divinópolis

Image
Símbolo histórico do Natal em Divinópolis, o Menino Jesus da catedral, com características francesas do século XIX,

Um dos mais emblemáticos símbolos do Natal em Divinópolis é o Menino Jesus da Catedral, uma peça que carrega um rico valor histórico e cultural. Com características francesas, adquirida no século XIX, em 1960 foi adquirido o presépio da catedral, este com outra imagem do menino Jesus.

Antes de ocupar seu espaço definitivo na Catedral do Divino Espírito Santo, o Menino Jesus encantava gerações na antiga Matriz, marcando presença nas celebrações natalinas da comunidade local. Ao longo das décadas, tornou-se parte integrante da memória afetiva da cidade, representando a tradição e a espiritualidade do período natalino.

Além de sua beleza artística, Menino Jesus da Catedral de Divinópolis simboliza a continuidade das tradições religiosas em Divinópolis, conectando o passado e o presente da comunidade. A cada Natal, o Menino Jesus reafirma sua posição como um marco histórico e afetivo para os moradores, perpetuando uma das mais queridas tradições da cidade.

Atualização: Agradecemos os coordenadores do Instagram do Museu da Catedral que nos alertou para um erro que já foi corrigido, a imagem do Menino Jesus foi adquirida separadamente no século XIX, e em 1960 todo o presépio.

Símbolo histórico do Natal em Divinópolis, o Menino Jesus da catedral, com características francesas do século XIX, foi adquirido junto ao presépio de 1960.
Símbolo histórico do Natal em Divinópolis, o Menino Jesus da catedral, com características francesas do século XIX, foi adquirido separadamente. Poteriormente, já em 1960 foi adquirido o presépio.

A Catedral Divino Espírito Santo de Divinópolis, foi construída em substituição a uma igreja anterior que foi destruída por incêndios: 

  • Em 1767, foi erguida a primeira capela no local, dedicada a São Francisco de Paula e ao Divino Espírito Santo.
  • Em 1830, a capela foi destruída por um incêndio e reconstruída em 1834.
  • Em 1958, a antiga igreja foi demolida e a igreja atual foi construída, elevando-se à condição de catedral diocesana.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x