INMET emitiu as 09:50hs desta segunda-feira (10) aviso de acumulado de chuva para as próximas 24hs, com grau de severidade: Grande Perigo, para região de Divinópolis - Portal MPA

Publicidade

INMET emitiu as 09:50hs desta segunda-feira (10) aviso de acumulado de chuva para as próximas 24hs, com grau de severidade: Grande Perigo, para região de Divinópolis

Postado em 10/01/2022 12:55
Publicidade

INMET ALERTA 10 01 2022 REGIÃO DE DIVINÓPOLIS

O INMET emitiu as 09:50hs desta segunda-feira (10) aviso de acumulado de chuva, com grau de severidade: Grande Perigo, para região de Divinópolis

Aviso de: Acumulado de Chuva
Grau de severidade: Grande Perigo
Início: 10/01/2022 09h50min
Fim: 11/01/2022 10h00min


Riscos Potenciais:

INMET publica aviso iniciando em: 10/01/2022 09:50. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco..

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Como funcionam os alertas do INMET

O volume de chuva registrado em determinado local é medido a partir de dois principais instrumentos: o pluviográfico e o pluviômetro — sendo este segundo o mais comum. O pluviômetro é um funil colocado em outro recipiente cilíndrico com as marcações milimétricas.

O que significa o alerta amarelo do INMET

Este alerta é definido como perigo potencial, isto é, quando a chuva registrada por hora tem um volume de 20 a 30 mm ou 50 mm no mesmo dia. Além disso, um evento deste nível pode estar acompanhado por ventos com rajadas de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo, portanto, orienta que as pessoas tomem cuidado com qualquer prática de atividades sujeitas ao risco de caráter meteorológico. Embora seja o nível mais fraco, é necessário ficar atento, pois ele pode evoluir para um estado mais severo rapidamente.

Também significa haver um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos ou descargas elétricas.

O que significa o alerta laranja do INMET

Este alerta já é classificado como perigo e a precipitação em determinado local é registrada de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em único dia. As rajadas de vento neste estado podem atingir de 61 a 100 km/h.

No alerta laranja, a atenção é redobrada, pois existe um maior risco de corte de energia em decorrências das ventanias, bem como a queda de galhos e árvores, alagamento e incidências de raios.

O que significa o alerta vermelho do INMET

Este é o nível de alerta mais severo. Esta classificação prevê um volume de precipitação superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm em 24 horas. Aqui, os ventos ultrapassam os 100 km/h e há grande possibilidade de granizo. O alerta vermelho do INMET é o mais severo, podendo gerar alagamentos por seu grande volume de chuva

Este fenômeno meteorológico é definido por sua intensidade excepcional, com grande probabilidade de grandes danos e acidentes, incluindo queda energia, de árvores e alagamentos.

Neste caso, o INMET orienta a população a se manter atualizada quanto à evolução da chuva e seus possíveis riscos, para estarem preparados para possíveis medidas de emergência.

FONTE: https://alertas2.inmet.gov.br/ 

Comportas de Cajuru serão abertas às 14h e população do bairro Candelária deixa suas casas

Publicidade