fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Inaugurado em Divinópolis o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Vida Nova no Belvedere

Inaugurado em Divinópolis o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Vida Nova no Belvedere

Inaugurado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova no Belvedere
Inaugurado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova no Belvedere

Inaugurado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova no Belvedere
Inaugurado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova no Belvedere

A Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova, localizado na rua Campo Verde, nº 220, no bairro Belvedere, em Divinópolis.

Durante o evento, a presidente do Clube da Melhor Idade Vida Nova, Maria Laurita dos Santos, falou sobre o árduo que teve para ver esse serviço sendo realizado. ‘Será uma alegria enorme ver nesse espaço cheio de idosos de todas as regiões da cidade, frequentando e participando dos demais trabalhos que a secretaria vai desenvolver. Eu creio que a maioria sabe do nosso sonho, que era construir esse espaço. Foram cerca de 15 anos para que a gente conseguisse, com todo o sacrifício, ter esse espaço. Foram várias ajudas que recebemos, e que sem elas, e sem a nossa iniciativa e nosso trabalho, nada seria realizado”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, deixou suas palavras sobre o novo serviço inaugurado. “Iniciamos agora uma nova etapa do Vida Nova, atendendo idosos e também atendendo crianças e adolescentes. A gente vai ter turnos aqui dividindo esse público. Estamos inaugurando mais um serviço, mas não é mais um serviço comum. Esse é um que vem trazer mais dignidade para essas pessoas de uma região que tanto precisa, e que por tantos anos, ficou esquecida”, ressaltou.

A solenidade foi abrilhantada pela apresentação de uma quadrilha, com a participação de 20 idosos, sob responsabilidade do grupo do Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, que acontece no bairro Danilo Passos II.

Além dos que se pronunciaram, presentes também, o diretor de Políticas sobre Drogas e gerente de Proteção e Benefícios, Maicom Marques de Paula; o diretor de Assuntos Comunitários, Matheus Tavares, a assessora da vereadora Lohanna França, Bruna Rocha, moradores do bairro, usuários do programa e funcionários públicos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vida Nova

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida. Seu objetivo é buscar complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Este espaço é fruto do árduo de Maria Laurita dos Santos e demais integrantes do Clube da Melhor Idade Vida Nova. Nele, serão ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Além disso, o serviço fortalecerá as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O projeto é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e do serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos.

O programa é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras para estimular e orientar. Dessa forma, seus usuários são orientados na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.