fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Gasoduto em Divinópolis. Obras serão iniciadas nos próximos meses

Gasoduto em Divinópolis. Obras serão iniciadas nos próximos meses

Image

Foi realizada, durante este mês de fevereiro, uma reunião para tratar sobre o início das obras do gasoduto em Divinópolis. A reunião contou com a presença de representantes da Construtora Elevação, sediada em Curitiba – PR e vencedora do processo licitatório realizado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), e tratou sobre a implementação do Lote 2 da linha Tronco, que foi o lote pelo qual a empresa ficou responsável pela execução.

O projeto da linha tronco, ao todo, contará com dois lotes, que farão a ligação do gasoduto de Betim à Divinópolis. O primeiro lote licitado contempla a construção do gasoduto de Betim ao município de Mateus Leme, com aproximadamente 44 quilômetros de extensão. Já no segundo Lote serão construídos aproximadamente 64 quilômetros de gasoduto, ligando Mateus Leme à Divinópolis. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 18 meses.

A instalação se iniciará na região do distrito de Santo Antônio dos Campos, seguindo pela zona rural do município, passando no sentido da rodovia MG-050. Para a execução, a empresa demandará de mão de obra de 400 a 500 funcionários, e, durante o tempo de exercício, contratará mais de 100 profissionais da região centro-oeste, dentre ajudantes, pedreiros, carpinteiros, armadores e motoristas, enquanto os demais serão técnicos especializados em instalação de gasodutos.

A partir deste projeto, Divinópolis e toda a região centro-oeste contarão com disponibilidade de gás natural, que é uma fonte de energia muito importante para a atividade industrial, viabilizando novos tipos de indústria que utilizam intensivamente de energia elétrica. Portanto, essas empresas poderão utilizar a nova matriz energética do município, além da possibilidade do aumento da competitividade do ramo industrial das empresas já instaladas em Divinópolis.