fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Folias comemoram o Dia dos Santos Reis com missa festiva em Divinópolis

Folias comemoram o Dia dos Santos Reis com missa festiva em Divinópolis

Image

O Dia dos Santos Reis Magos será festejado em Divinópolis, Minas Gerais, com missa especial, no próximo domingo, 7 de janeiro de 2024, às 15 h, com a participação de alguns grupos de folias de reis. Tradicional na cidade, a celebração eucarística será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, no Santuário de Santo Antônio, avenida 21 de Abril, 655, conforme Arnaldo Mesquita Santos Júnior, presidente da Congregação das Irmandades Congadeiras de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de
Divinópolis (Congadiv).

A data, embora tradicionalmente comemorada em 6 de janeiro, de acordo com o calendário católico, será festivamente celebrada, em Divinópolis, no domingo, dia 7. Está programada a participação no evento dos seguintes grupos: Folia de Reis Estrela de Belém (Ronaldo Maurício), Folia de Reis Estrela d’Alva (Sô Ladico), Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário (Marim Severino), Folia de Reis do Sô Quincas Tavares; possivelmente ainda participarão da festa: a Folia de Reis de Amadeu Lacerda, a Folia de Reis de Branquinhos e a Folia da Dona Guidinha (Belo Horizonte/Pirapora).

A concentração dos grupos de folias acontecerá de manhã, a partir das 9 h, diante do presépio montado em frente da locomotiva maria-fumaça 340, na praça dos Ferroviários, no bairro Esplanada, quando os foliões prestarão homenagens ao Menino Jesus, com seus cantos e danças; em seguida, eles participarão de almoço no salão da capela da Imaculada Conceição. Dali os grupos seguirão em procissão até o Santuário de Santo Antônio, onde será celebrada a missa, às 15 h, depois da qual as folias se apresentarão no Centro
Cultural do Povo (praça Benedito Valadares).

No mesmo domingo, às 17h30, frei Leonardo presidirá outra celebração eucarística no povoado de Lopes, a qual será abrilhantada pela folia de reis local. As festividades estão sendo coordenadas pela Congregação das Irmandades Congadeiras de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv), com apoio da Paróquia de Santo Antônio, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Divinópolis. A festividade é aberta para todos os cidadãos e parte dela será transmitida pelo Instagram da Congadiv – @congadiv. Se o tempo estiver chuvoso, as atividades externas serão canceladas.


Tradição de festejar o nascimento de Jesus é mantida pelas folias de reis
A folia de reis ou terno de reis é uma manifestação folclórica e religiosa que acontece durante a época do Natal, principalmente na região sudeste do Brasil, Minas Gerais e São Paulo. É considerada pelos folcloristas como um folguedo do ciclo natalino, isto é, que acontece no período que vai de 25 de dezembro – possível data do nascimento do Menino Jesus – até 6 de janeiro, data consagrada aos Santos Reis Magos – Baltasar, Belquior e Gaspar.

Alguns estudiosos afirmam que a folia de reis tem origem portuguesa. A escritora Oneida Alvarenga, por exemplo, afirma que essa tradição parece “(…) representar a confluência de dois costumes portugueses: o das corporações de ofícios, que se apresentavam em cortejo nas festas públicas, carregando a bandeira do seu patrono; o dos ranchos pedintes das Janeiras e Maias, com que se comemoram não só em Portugal, mas em quase toda a Europa, a entrada do ano e da primavera”.

Em geral, as folias de reis são formadas pelo bandeireiro (que, além de carregar a bandeira, exerce a função de recolher as esmolas), pelos palhaços – chamados de catirinas, marungos, bastiões e outras denominações –, além de uma orquestra de violas, violões, sanfona, cavaquinhos, reco-recos tambores etc., comandada pelo embaixador (ou mestre), que tira os cantos e é acompanhado pelos demais foliões, os quais respondem em coro polifônico, isto é, em várias vozes.

Os palhaços – personagens mais curiosos da folia de reis – para uns simbolizam a luta entre o bem e o mal, para outros representam o tristemente famoso rei Herodes, que queria matar o Menino Jesus, e depois se converteu para o bem, além de várias outras criativas explicações.

Existem várias simpatias e orações populares para o período. Uma delas, a “Oração dos Santos Reis
Magos” é assim rezada: “Assim como a Estrela do Oriente guiou os três Reis Magos, Baltasar, Belquior e
Gaspar, a Jesus, guia-me, Senhor, nos meus negócios, trabalhos, saúde e estudos. Amém.”.

Texto de Mauro Eustáquio Ferreira