fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio

Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio

Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio
Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio

Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio
Expectativa de vendas para o dia das Mães aumenta no comércio

O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de maio, é a segunda data de maior movimentação no varejo, perdendo apenas para o Natal. Neste ano, com o arrefecimento da pandemia, a expectativa é que as vendas sejam ampliadas, por conta do retorno dos consumidores às compras presenciais. Donos de micro e pequenos negócios de todos os segmentos podem aproveitar a oportunidade para lançar promoções, parcerias e demais ações que ampliem os resultados.

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, as datas comemorativas são tradicionalmente uma oportunidade para inovar. Segundo ele, o ineditismo pode se apresentar de diversas formas, não necessariamente com um novo produto. “O cliente compra através de todos os seus sentidos. Então, o aspecto visual da loja, música, ambiente, a possibilidade de acessar, tocar o produto, tudo isso é levado em conta. E sempre que possível, preços diferenciados”, diz.

Outro benefício das datas comemorativas, como o Dia das Mães, é a possibilidade de lançar combos e promoções através de parcerias com negócios convergentes para o mesmo público. “Os comércios que estão bem-sucedidos hoje são aqueles que procuram, além de atender às necessidades do cliente, surpreendê-los na realização de seus sonhos. O empreendedor deve ter em mente que dá para ir além”, recomenda Enio.

“Uma pessoa que vai comprar um presente, uma joia, um acessório de moda, por exemplo, pode receber um vale ou um estímulo qualquer para um jantar, flores, cesta de café da manhã. É o famoso cross selling, com parceiros externos”, exemplifica o gerente.

Enio Pinto orienta que a equipe de vendas também precisa estar envolvida com esses preparativos, sendo motivada a se engajar nas ações e incentivar os clientes. “É necessário o envolvimento de todo o time com a proposta daquele calendário promocional de vendas. Se possível, que tenham comissões diferenciadas para o momento”, completa.

Para Enio Pinto, as pessoas também precisam estar atentas aos aprendizados que a pandemia deixou. Investindo nos cuidados com a saúde dos seus colaboradores e clientes. “Hoje o cliente está muito preocupado com a questão da higiene dos ambientes, higiene das equipes de venda, cuidados nos processos produtivos e manipulação de produtos e serviços”, afirma.

O investimento em amplos canais de vendas, físicos e digitais, é outro “legado que a pandemia deixou. “Você deve ter a venda presencial no ponto de contato físico, mas se você tiver canais de vendas digitais fará muita diferença. O cliente mais do que nunca hoje é soberano e está empoderado. Se no seu negócio ele tem a opção de comprar tanto online como presencialmente, ponto para você!”, destaca.

Relembre reportagem sobre funcionamento do comércio no dia das Mães:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/economia/lojas-estao-autorizadas-a-fazer-horario-especial-para-o-dia-das-maes/

Com informações CDL Divinópolis/Foto Destaque CDL