O Guarani de Divinópolis deve anunciar nas próximas horas a venda dos naming rights do Estádio Waldemar Teixeira de Faria, o Farião. Com isso pelos próximos quatro anos o local terá o nome do patrocinador.
Fontes confirmaram ao Sistema MPA que o contrato de quatro anos será pelo valor de R$ 1,6 milhão.
Nossa equipe também apurou que a mudança desagradou parte dos conselheiros. A preocupação é de que parte importante da história do clube se apague por interesses unicamente financeiros.
Procurado, o Guarani Esporte Clube ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.
História do Farião
O Estádio Waldemar Teixeira de Faria, carinhosamente conhecido como “Farião”, é um marco significativo na história esportiva de Divinópolis. Inaugurado em 1949, tem capacidade para 4.181 espectadores.
Waldemar Teixeira de Faria, que dá nome ao estádio, foi um personagem ilustre na história do Guarani. Além de atuar como goleiro, ele também exerceu a função de presidente do clube. Paralelamente à sua dedicação ao futebol, Waldemar trabalhava como pedreiro e, posteriormente, tornou-se um empresário de sucesso, fundando a “Casa da Construção”, a primeira fábrica de ladrilhos de Divinópolis.
Ao longo dos anos, o Farião passou por diversas reformas para melhorar sua infraestrutura e atender às exigências de segurança e conforto dos torcedores. Em 2014, por exemplo, foram realizadas melhorias que incluíram a instalação de para-raios, cobertura de fiações expostas, correção de infiltrações, ajustes sanitários, adaptações para deficientes e pintura dos números dos assentos nas arquibancadas. Essas reformas permitiram a liberação do estádio para os jogos do Campeonato Mineiro daquele ano.
O estádio também é palco de momentos memoráveis, como o recorde de público de 6.600 espectadores, registrado em uma partida entre o Guarani e o Cruzeiro, em 1° de fevereiro de 2004
Além disso, o Farião é um símbolo de resistência e paixão pelo futebol no interior de Minas Gerais, sendo frequentemente destacado como um local onde o futebol mineiro pulsa com intensidade.
Atualmente, o Estádio Waldemar Teixeira de Faria continua sendo a casa do Guarani Esporte Clube, servindo como palco para treinamentos e jogos oficiais, e mantendo viva a tradição e a história do futebol em Divinópolis.