fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Especialista afirma que a Páscoa Saudável e higienização correta evitam problemas bucais

Especialista afirma que a Páscoa Saudável e higienização correta evitam problemas bucais

Especialista afirma que ter páscoa saudável, higienização correta evita problemas bucais
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/chocolate-candies-1329435

Especialista afirma que ter páscoa saudável, higienização correta evita problemas bucais
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/chocolate-candies-1329435

Com a chegada da Páscoa, não nos esquecemos do famoso doce que simboliza a data: os ovos de chocolate. Junto da confraternização em família, o consumo da guloseima aumenta. E com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a comilança e os cuidados com a saúde e higiene bucal. Mas calma: é possível aproveitar a festividade e manter os cuidados em dia.

De acordo com a dentista e professora do Centro Universitário Una de Divinópolis, Natália Milagre, o açúcar é um dos alimentos mais comuns da nossa rotina. Além disso, estar ligado a um fator emocional. Porém, independente desta questão, ele deve ser consumido de forma racional. “Pensando em saúde bucal, o consumo exagerado do açúcar pode provocar cáries, doenças gengivais e até mesmo outros problemas que vão além da boca e estão relacionados a saúde geral. Por isso, é preciso pensar na quantidade, os horários e a frequência do consumo de açúcar”, explica Natália.

A professora destaca que pensando na saúde bucal, além da quantidade, é importante pensar na consistência do alimento consumido. “O açúcar é classicamente um alimento que mais tem interferência na saúde bucal. Ele não vem apenas de alimentos doces, mas por exemplo, de carboidratos, como pizza, pães com farinha branca e macarrão. Todos eles são processados na boca e viram açúcar, o alimento preferido que as bactérias mais gostam”, conta.

Cuidados

Natália Milagre ressalta que em relação a saúde bucal, a quantidade consumida não impacta nos problemas futuros, mas a falta de higienização ao se alimentar. “É importante pensar que o excesso de açúcar pode provocar outras doenças, como diabetes e obesidade. No caso da saúde bucal, se a pessoa faz grande consumo de alimentos açucarados, logo em seguida faz higienização com a técnica correta e uso de fio dental, os problemas com a saúde bucal são menores. É preferível comer grandes quantidades e escovar os dentes do que fazer pequenos consumos e não higienizar”, destaca.Por isso, ela alerta para o cuidado na higienização e no uso da pasta e fio dental.

“Alimentos como o chocolate tem uma maior quantidade de gordura e prendem com mais facilidade na estrutura dentária, o que consequentemente são mais difíceis de fazer a remoção. O ideal é que após consumir o doce, em seguida faça a higienização com escova, pasta de dente e quantidade adequada para a idade e o uso do fio dental. Esta é a melhor maneira de cuidar da saúde bucal”, orienta.
Com os devidos cuidados, é possível aproveitar a época com responsabilidade e com atenção para a saúde.

“É importante aproveitar o momento de celebração da Páscoa e até mesmo consumir o doce, que faz parte desta tradição. Mas também ficar atento a importância dos cuidados para ter sua saúde bucal em dia”, finaliza.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.