fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Escola Municipal José Quintino Lopes recebe o projeto Sorriso Legal

Escola Municipal José Quintino Lopes recebe o projeto Sorriso Legal

https://pixabay.com/pt/photos/dente-odontologia-divers%c3%a3o-dentista-2874551/
Imagem ilustrativa Pixabay

A Escola Municipal José Quintino Lopes recebe o projeto Sorriso Legal. O objetivo é atuar educativamente promovendo ações preventivas, conscientizando os alunos da importância de manter a boca saudável. A ação será realizada no dia (25/06) a entrega do material à escola e posteriormente encaminhado aos alunos junto com as atividades escolares, visando à melhoria na qualidade da saúde bucal, principalmente na pandemia, em que se observa o aumento nos índices de problemas bucais devido à diminuição dos atendimentos odontológicos.

O projeto é uma iniciativa da equipe de odontologia da Atenção Primária de Saúde (APS), criado e desenvolvido pela dentista Mariele Castro, Viviany Colen auxiliar de saúde bucal, Miriam de Jesus técnica de saúde bucal e Telma Aparecida, gerente da Estratégia Saúde da Família (ESF) Nilda Barros.

Seguindo o protocolo municipal, que visa diminuir o risco da transmissão do vírus, o projeto será desenvolvido de forma virtual e serão realizados atendimentos odontológicos de urgência e emergência conforme diagnóstico do dentista.

De acordo com a dentista da ESF Nilda Barros, Mariele Castro, a educação preventiva é um método adequado na promoção da saúde, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal e com muitas possibilidades de obtenção de resultados satisfatórios. “O nosso desafio é implementar uma educação preventiva, atuando educativamente junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais”, explicou.

Segundo a diretora de Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos, essa iniciativa beneficiará a todos, não só os alunos. “Esse projeto visa conscientizar as famílias, da importância de se cuidar da higiene bucal, além de fornecer os materiais necessários para a execução do aprendizado”, ressaltou.