Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Em defesa da UEMG: Audiência Pública acontece dia 16 de junho na Câmara de Divinópolis

Em defesa da UEMG: Audiência Pública acontece dia 16 de junho na Câmara de Divinópolis

Image

No próximo dia 16 de junho, às 19h, será realizada uma audiência pública em defesa da UEMG e da educação pública, na Câmara Municipal de Divinópolis, localizada na rua São Paulo, nº 277, Centro.

O tema foi abordado pela vereadora Kell Silva (PV) durante sua participação no programa Bate-Papo da Tarde, onde ela explicou o cenário atual envolvendo a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e as recentes movimentações do governo estadual.

Segundo a vereadora, muitas pessoas desconhecem que a UEMG é uma universidade estadualizada e oferece cursos gratuitos. A parlamentar alertou para o risco de privatização ou federalização da universidade, diante das estratégias adotadas pelo Governo de Minas na tentativa de renegociar a dívida com a União.

Ela explicou que, por anos, o governo estadual tentou aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que previa medidas como o congelamento de salários do funcionalismo público, o que foi amplamente criticado. Recentemente, o estado aderiu ao Programa de Pleno Pagamento com Garantias (Propague), do governo federal, que permite a renegociação da dívida pública com o uso de imóveis como garantia — entre eles, prédios da UEMG.

“O governador Romeu Zema, que já demonstrou interesse em privatizar setores como educação, saúde e segurança pública, viu nessa negociação uma oportunidade de se desfazer do que considera um ‘peso’ para o estado: a universidade”, afirmou Kel.

A preocupação central é que a transferência de bens da UEMG para a União possa abrir caminho para a federalização ou até mesmo privatização da instituição. Em Divinópolis, o prédio da universidade está avaliado em milhões de reais e, segundo a vereadora, pode ser repassado ao governo federal, com a gestão dos cursos oferecidos.

A audiência pública visa esclarecer esses pontos para a população e mobilizar apoio em defesa da permanência da UEMG como universidade pública, gratuita e estadual. Acompanhe entrevista completa:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x