fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Eleições 2022: Mudança partidária em Divinópolis; confira nomes

Eleições 2022: Mudança partidária em Divinópolis; confira nomes

Image
eleições 2022

Eleições 2022: Mudança partidária em Divinópolis; confira nomes
Eleições 2022: Mudança partidária em Divinópolis; confira nomes

No dia 03 de Março foi dada a largada para as mudanças de partidos, pelos ocupantes dos cargos de deputados federal, estadual e distrital para concorrer a eleição majoritária ou proporcional. Esta alteração poderia ser feita até o dia 1º de abril.

Conforme determina a lei nº 9.096/1995, antes ou após o prazo da janela partidária os detentores dos cargos citados que mudassem de partido poderiam perder o mandato, exceto no caso de algumas situações que permitissem a mudança de partido com base na saída por justa causa. São elas: Mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário, ou grave discriminação pessoal.

Confira nomes e mudanças partidárias em Divinópolis e região:

Cleitinho Azevedo:

A assessoria do Deputado Cleitinho Azevedo, informou que ele mudou de partido, indo para o PSC. Hoje a tarde ele participa de uma live onde ele dará mais detalhes dessa troca.

Carlos Viana:

O senador Carlos Viana anunciou a migração do MDB para o PL. Ele será pré-candidato ao governo de Minas do presidente Jair Bolsonaro (PL).  A filiação de Viana ao PL foi conduzida diretamente pelo presidente nacional da legenda, Waldemar da Costa Neto.

Domingos Sávio:

No último dia da janela partidária, o deputado federal Domingos Sávio saiu do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para se filiar ao Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro. A decisão do parlamentar representa o fim de uma era. Domingos foi um dos fundadores do partido e esteve na sigla ao longo dos últimos 34 anos. “Depois de muitas reflexões, esse momento é de decisões, de escolhas. Achei que o PL era o melhor caminho”, declarou o deputado para justificar a sua decisão. Durante entrevista ao Sistema MPA de Comunicação, ele citou algumas indefinições do PSDB como justificativa para mudança. A falta de acordo da legenda para definir um projeto federal em torno do governador de São Paulo, João Doria e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite é um desses exemplos.

Domingos Sávio é pré-candidato a reeleição. O parlamentar tentará o 4º mandato no Congresso. Com alteração de sigla ele fortalece o apoio ao nome do presidente Jair Bolsonaro na região Centro-Oeste de Minas. Apesar de estar no partido do presidente, Domingos disse que continuará sendo um deputado de posicionamento e opinião.

Edsom Sousa:

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação entrou em contato na manhã desta segunda-feira (04/04), com Edsom Sousa, mas o vereador ainda não deu detalhes em relação se houve mudança. Em conversas de bastidores, Edsom permanece no Partido Cidadania.

Fabiano Tolentino:

Fabiano Tolentino confirmou que é pré-candidato a Deputado Federal, pelo PSC, número 20. Segundo Tolentino, ele reuniu recentemente com o Presidente Estadual do PSC, Deputado Federal Euclydes Peterson, e já está tudo definido.

Fábio Avelar:

A assessoria do deputado Fábio Avelar, afirmou que ele permanecerá no Avante. Ele é pré-candidato a deputado estadual.

Jaime Martins:

A assessoria de Jaime Martins, afirmou na manhã de sábado (02/04), que ele permanece filiado ao Partido União Brasil e não deu mais detalhes.

Josafá Anderson:

Josafá Anderson afirmou que permanece no Partido Cidadania, partido pelo qual ele é presidente em Divinópolis. Segundo o parlamentar, ele tem bom relacionamento com a Estadual do Partido em Belo Horizonte, sendo João Victor Xavier o presidente na Capital Mineira. Josafá coloca o nome como pré-candidato para deputado estadual.

Laiz Soares

A ex-candidata a prefeita de Divinópolis, Laiz Soares, após ter recebido vários convites de filiação em diversos partidos, decidiu por fidelidade à legenda partidária, que continuará no Solidariedade. Pois afinal, segundo ela, foi Paulinho da Força, presidente nacional da legenda quem lhe incentivou quando foi candidata a prefeita de  Divinópolis em 2020 – O Solidariedade segue ainda apoiando o seu envolvimento nacional na formação de mulheres do partido, e na sua capacidade em atrair mais lideranças femininas para fortalecer a agremiação em Minas e mesmo em outros estados.  

Lohanna França:

O fim do prazo da janela partidária deixou o cenário político de Divinópolis diferente. Um das mudanças mais significativas foi proporcionada pela vereadora Lohanna França. Ela assinou em Belo Horizonte a filiação ao Partido Verde. A decisão de mudar de legenda veio depois do rompimento com o Cidadania. Após dois anos ela resolveu deixar a sigla por causa da federação do partido com o PSDB. A vereadora analisou propostas de filiação do PV e PSB. A escolha passa pelas preferências e ideais da parlamentar, que sempre foi muito ligada a projetos ambientais e ecológicos. A mudança mexe na representatividade da Câmara. Agora o PV passa a ter a maior bancada no Legislativo. Além de Lohanna o partido tem mais duas cadeiras: Rodyson do Zé Milton e Zé Braz.

A professora de inglês Lohanna França se consolidou em 2020 como uma nova liderança política de Divinópolis. Ela entrou para história como a vereadora mais votada da cidade com 5.462 votos. Ela também é a pessoa mais jovem a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Divinópolis. As conquistas aumentam a expectativa do eleitor. Durante entrevista ela falou sobre a possibilidade de ser pré-candidata a deputada estadual.

A reportagem apura novas informações de possíveis mudanças partidárias e divulgará em breve.