fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • É falsa a mensagem sobre golpe de ligação para pressionar o 2

É falsa a mensagem sobre golpe de ligação para pressionar o 2

Image
FAKE

Uma mensagem alarmante circula em grupos de WhatsApp em Divinópolis, alertando sobre um suposto golpe relacionado à vacinação. A mensagem sugere que um número (95004-1117) solicita a pressionar “2” após afirmar ter sido vacinado, resultando em hackeamento e prejuízos financeiros.

Contudo, essa informação é uma fakenews amplamente desmentida. O ‘O Fato ou Fake’ já verificou e afirmou ser falsa. O texto também circula em inglês, mencionando outro número (912250041117) como suspeito, mas ambas as versões foram desmentidas por veículos internacionais.

Embora tecnicamente impossível clonar o telefone da maneira como está na mensagem, é crucial permanecer atento a golpes que usam pretextos como vacinação para roubo de dados e senhas. Não compartilhe informações sem verificar sua veracidade.

Não leia só o título

É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.

Desconfie de textos alarmistas

Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques. Aqui entra o bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe. Em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas.

Informações vagas é mau sinal

Textos com informações genéricas, sem identificação dos envolvidos ou o local do fato, são pouco confiáveis. Notícias sérias respondem às perguntas mais importantes do leitor e mostram detalhes sobre um determinado fato. Se o texto não identifica as fontes das informações, fique alerta. Pode ser pura invenção.

Confira a data da publicação

Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.

Cuidado com vídeos, fotos e áudios

Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x