Na reunião desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Divinópolis rejeitou o pedido de cassação do vereador Delano Santiago (PL). A denúncia, apresentada por Arthur Saturnino e André Alves, cidadãos da cidade, alegava quebra de decoro parlamentar por parte de Delano, após falas consideradas de cunho sexual contra a vice-prefeita Janete Aparecida, e, de forma indireta, à secretária de Saúde Sheila Salvino.
O episódio aconteceu durante a reunião ordinária do dia 5 de junho. Segundo os autores da denúncia, as expressões usadas pelo vereador foram de “teor pornográfico”, consideradas inaceitáveis e ofensivas à ética do cargo e ao respeito institucional.
O pedido foi protocolado com base na Lei Orgânica do Município, no Regimento Interno da Câmara, no Código de Ética e Decoro Parlamentar e no Decreto-Lei Federal nº 201/1967. Apesar disso, os vereadores decidiram não dar seguimento à denúncia, rejeitando sua admissibilidade.
O suplente do Dr. Delano, Sgt Helton, foi convocado para votar, mas não compareceu. Além disso, os vereadores Kell Silva e Hilton de Aguiar, não estiveram presentes durante a votação.
A votação teve 14 votos “não”.