fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • “Divinópolis tem condições de ter uma segunda UPA”, diz Gleide Andrade

“Divinópolis tem condições de ter uma segunda UPA”, diz Gleide Andrade

"Divinópolis tem condições de ter uma segunda UPA", diz Gleide Andrade
Petista afirmou que município cumpre requisitos. Foto: TV Candidés

A secretária nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, afirmou que Divinópolis preenche todos os requisitos para ter mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. A declaração foi feita em entrevista para a TV Candidés.

A tesoureira criticou a situação do atendimento hospitalar no município e disse que a Prefeitura deverá entrar com um requerimento junto ao Ministério da Saúde. Parte dos recursos para a construção da ‘segunda UPA’ seriam provenientes do Governo Federal.

“Para ter duas (UPAs), a Prefeitura tem que querer para o Ministério da Saúde. Diante do sofrimento em fila de espera e esse gargalo no Hospital São João de Deus, que atende a região inteira, não é justo. Não é justo uma cidade com essa cidade ter um atendimento tão ruim”, contou Gleide.

Requisitos para segunda UPA em Divinópolis

De acordo com o Governo Federal, uma região de 250 mil habitantes, que compreende Divinópolis e as cidades vizinhas, pode ter duas Unidades. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guilherme Lacerda, afirma que Divinópolis tem o suficiente para comportar mais uma unidade de Porte I.

Conforme exigências do Ministério da Saúde, uma unidade de porte I deverá ter no mínimo 9 leitos de internação e área de 700 m². Além disso, a capacidade de atendimentos médicos teria capacidade de até 150 pacientes por dia.

A ‘segunda unidade’ seria menor que a UPA Padre Roberto, que é do tipo 3. Localizada no bairro Ponte Funda, conta com mais de 1.300 m² e com no mínimo, 15 leitos de observação.

Ainda segundo Guilherme, a nova unidade seria uma ótima oportunidade para melhorias na saúde: “Como gestor público apostaria com toda certeza em mais uma porta de entrada de urgência e emergência. Obviamente, em paralelo a isso, precisamos também de uma Atenção Primária de Saúde com maior efetividade. Mas acredito que novo equipamento de saúde viria contribuir com a saúde pública de Divinópolis e região”, disse.

A redação do Portal MPA entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis e aguarda retorno.

Veja o vídeo abaixo:

"Divinópolis tem condições de ter uma segunda UPA", diz Gleide Andrade
Petista afirmou que município cumpre requisitos. Foto: TV Candidés