Pular para o conteúdo

Divinópolis tem chuvas acima da média para novembro

Image


Divinópolis registrou em novembro chuvas acima da média para o mês. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 229,4 mm até este domingo (30) na estação climatológica do Aeroporto Brigadeiro Cabral. A média histórica é de 221 mm.

Em novembro, o volume de chuva na cidade aumentou quase cinco vezes em relação a outubro, com precipitação de 48.4, com cerca de 40% da média que é de 108 mm.

O dia 15, feriado de Proclamação da República, foi o mais chuvoso do mês, com 47.4 mm. O forte temporal causou alagamentos, queda de árvores e danos em estruturas. O Corpo de Bombeiros registrou 20 ocorrências.

O que é um milímetro de chuva?

A chuva é medida pelo acúmulo de altura da água em uma superfície plana. Por exemplo, um mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado (1m²). O Inmet classifica a intensidade da seguinte forma:

  • Chuva fraca: inferior a 2,5 mm/h (milímetros por hora)
  • Chuva moderada: entre 2,5 mm/h e 10 mm/h
  • Chuva forte: entre 10 mm/h e 50 mm/h
  • Chuva violenta: acima de 50 mm/h

Novembro de 2025 foi menos chuvoso que em 2024 em Divinópolis

Apesar do índice acima da média, o volume de precipitação em novembro foi um pouco menor do que o do mesmo período do ano passado. Ainda segundo o Inmet, foram registrados 231,2 mm em novembro de 2024.

A expectativa para dezembro é de chuvas intensas. A média histórica para o mês é de 285 mm, sendo o período mais chuvoso do ano.

De acordo com o Climatempo, há previsão de chuva para quase todos os dias da primeira quinzena de dezembro.

Acompanhe as notícias de Divinópolis e região em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.

Foto: Portal MPA